FANDOM

Énnbe é uma conlang em construção.

O léxico é tomado do bretão, gaélico escocês, galês, manx, húngaro, inglês, alemão, gallo, maienês, normando, asturiano, aragonês, champanhês, franco-provençal, bolonhês, jurassiano, loreno, picardo, borbonês, berrichon, poitevin-saintongeais, catalão, espanhol, francês, occitano, basco, grego, navajo, cheyenne, cherokee, aimará, quéchua, tarahumara, mixteca, zapoteca, chickasaw, maia, náuatl, árabe, chinês, caló, tocariano, sumério, acadiano, elamita e etrusco.

As palavras de todas essas línguas são misturadas uma, duas e um monte de vezes até que seu criador as julgue atraentes.

Fonética e escrita Editar

O Énnbe usa um alfabeto latino com ç , ñ, ȥ e o bretão c'h. O ȥ representa o som do "z" castelhano ou do "th" inglês (como em think). O c'h representa o som do "j" castelhano.

Morfologia Editar

A gramática é semelhante à do sumério, com influências do basco, das línguas latinas e do inglês - por exemplo, o sentido de palavras como "o", "de/desde" e "em", como em basco, são expressas por desinências. "Casa" é tàig; "a casa" é tàigär; "na casa" é tàigâär e na casa de Jake é tàigâär Jakeäk.

O plural é feito com a adição de -te. Por exemplo: coisa é ȥàrem e coisas é ȥàremte.

Ligações externas Editar

  • Conlang Wikia (Inglês) - Énnbe [1]
  • Knee Quickie (Inglês) - Énnbe [2]

Também no FANDOM

Wiki aleatória