FANDOM

Um abjad, às vezes também chamado consonantário, é um sistema de escrita no qual os símbolos ou letras representam consoantes. Como exemplos, podem ser citados as escritas aramaica, siríaca, ugarítica, árabe e hebraica.

O termo abjad é um acrônimo derivado das quatro primeiras letras - Âlif, Bâ, Jîm, Dâl - de uma antiga ordenação do alfabeto árabe, denominada ordem abjadi.

Quase todos os abjads conhecidos estão relacionados à família semítica de sistemas de escrita. Este fato é relacionado à estrutura morfêmica das línguas semíticas, que em muitos casos torna a denotação de vogais desnecessária ou redundante. Como conseqüência de sua origem semítica, praticamente todos os abjads são escritos da direita para a esquerda. São exceções as escritas dhiveli akuru (Maldivas) e ugarítica (Síria), ambas já não mais utilizadas.

Em diversos abjads podem ser adicionadas, opcionalmente, indicações de vogais, embora não seja a prática mais comum. Para isso, utilizam-se sinais diacríticos (pequenos traços e/ou pontos colocados abaixo ou acima das consoantes). Um exemplo deste tipo de prática pode ser encontrado em hebraico, onde são utilizados diacríticos vocálicos em exemplares da Torá e em livros didáticos de iniciação à escrita.

Também no FANDOM

Wiki aleatória