Fandom

Conlang

Advérbio

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo ou um adjetivo ou um outro advérbio. Raramente modificam um substantivo. É a palavra que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.

Não se flexionam em gênero e número, mas podem sofrer flexão de grau.

Uma locução adverbial ocorre quando duas ou mais palavras exercem função de advérbio. Locuções adverbiais são conjuntos de palavras, geralmente introduzidas por uma preposição, que exercem a função de advérbio: às pressas, à toa, às cegas, às escuras, às vezes, de quando em quando, de vez em quando, à direita, à esquerda, em vão, frente a frente, de repente, de maneira alguma, etc.

Advérbio é a palavra que:

  • Morfologicamente: é invariável, ou seja, não apresenta flexão de gênero, numero modo, etc;
  • Semanticamente: expressa uma circunstancia como: lugar, tempo, modo, dúvida, afirmação, negação e intensidade;
  • Sintaticamente: modifica um verbo, um adjectivo, um outro advérbio ou toda uma afirmação expressa em uma frase;

Classificação Editar

A classificação dos advérbios é feita de acordo com a semântica. Podem ser distingüidas as seguintes categorias:

  • Advérbios sentenciais
  • de afirmação: sim, realmente, certamente, verdadeiramente, etc.
  • de negação: Não, nunca, jamais, absolutamente, etc.
  • de dúvida: Talvez, possivelmente, provavelmente, hipoteticamente, etc.
  • Advérbios temporais
  • de passado: ontem, anteontem, trasanteontem, etc.
  • de presente: hoje, agora, atualmente, etc.
  • de futuro: amanhã, futuramente, posteriormente, etc.
  • de período: anualmente, semanalmente, mensalmente, eventualmente, sempre, etc.
  • Advérbios de lugar: aqui, lá, perto, longe, etc.
  • Advérbios de modo: rapidamente, belamente, tristemente, etc.
  • Advérbios de quantidade: muito, pouco, bastante, suficiente, etc.

Flexão do advérbio Editar

Apenas os advérbios de quantidade, de lugar e e de modo são flexionados, sendo que os demais são todos invariáveis. A única flexão propriamente dita que existe na categoria dos advérbios é a de grau, a saber:

  • Superlativo: aumenta a intensidade. Exemplos: longe - longíssimo, pouco - pouquíssimo, inconsitucionalmente - inconstitucionalissimamente, etc.
  • Diminutivo: diminui a intensidade. Exemplos: perto - pertinho, pouco - pouquinho, devagar - devagarinho, etc.

Os adjetivos "bem" e "mal" admitem ainda o grau comparativo de superioridade, respectivamente, "melhor" e "pior".

Existem também as formas analíticas de representar o grau, que não são flexionadas, mas sim, representadas por advérbios de intensidade como "mais", "muito", etc. Nesse caso, existe o grau comparativo (de igualdade, de superioridade, de inferioridade) e o grau superlativo (absoluto e relativo).

ObservaçãoEditar

  • As palavras "muito", "pouco" e "tanto" também podem ser pronomes indefinidos. A diferenciação é fácil: podendo variar em gênero ou número, serão pronomes indefinidos; quando forem invariáveis, serão advérbios.
  • Não confundir advérbio interrogativo com pronome interrogativo. usar mesma regra para diferenciação que a usada para as palavras "muito", "pouco" e "tanto".
  • Melhor e pior são as formas irregulares do grau comparativo dos advérbios bem e mal. Porém se estão juntos de adjetivos ou particípios, usam-se as formas mais bem e mais mal.

Ex: Ele está melhor. Ele está pior. Seu trabalho está mais bem feito que o meu. Seu trabalho está mais mal feito que o meu.

  • Quando na mesma frase há dois ou mais advérbios terminados em mente, o sufixo é colocado somente no último.

Ex. Ela fez tudo fria e cruelmente.

Também no Fandom

Wiki aleatória