FANDOM

Cirth.png

Esta tabela mostra as cirth compartilhadas pela Angerthas Daeron and Angerthas Moria, tais como apresentadas no Apêndice E de O Retorno do Rei. Algumas dessas cirth têm diferentes valores fonéticos para as línguas élficas e para o khuzdûl e algumas são usadas apenas em um ou outro sistema

O Alfabeto cirth é uma escrita artificial inventada por J. R. R. Tolkien para as línguas artísticas que criou. Cirth é um plural; uma só runa é uma certh.

O alfabeto usado pelos anões em O Hobbit e O Senhor dos Anéis foi adaptado por J.R.R. Tolkien de um alfabeto rúnico anglo-saxão, ou futhorc. Há substituições simples para a maioria das letras e runas especiais para sons como "sh" e "th", mas parece não existir pontuação. As palavras são separadas por um ponto, em vez de espaço, e consoantes duplas são agrupadas em uma só runa, como se fossem simples. Presumivelmente, esse alfabeto foi imaginado para ser usado com a língua dos anões, mas é mais usado em transliterações.

Na história ficcional da Terra Média, a primeira versão do alfabeto cirth, a Certhas Daeron, foi criada por Daeron, o menestrel do rei Thingol de Doriath, e foi mais tarde expandido no que veio a ser conhecido como Angerthas Daeron. Apesar do Cirth ter sido mais tarde substituído, em grande parte, pelo Tengwar (aperfeiçoado e trazod por Fëanor), foi adotado pelos anões para escrever o Khuzdûl (Angerthas Moria e Angerthas Erebor) porque as suas linhas retas eram mais adequadas para entalhar que as linhas curvas do Tengwar.

Alguns exemplos de escrita cirth são a inscrição na tumba de Balin em Moria e as inscrições no topo das páginas de título de O Senhor dos Anéis. O cirth foi também adaptado, em sua forma mais antiga e simples, por vários povos humanos e mesmo orcs. Foi usado, por exemplo, pelos humanos de Dale, pelos Rohirrim e pelos orcs de Moria.

Assim como o alfabeto tengwar, o alfabeto cirth é escrito em modos especificamente adaptados a cada língua e o valor de cada certh varia de modo para modo. Três modos do cirth são descritos em detalhe no Apêndice E de O Senhor dos Anéis e vários outros foram criados por admiradores.

Veja também Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória