Fandom

Conlang

Alfabeto cirth

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Cirth.png

Esta tabela mostra as cirth compartilhadas pela Angerthas Daeron and Angerthas Moria, tais como apresentadas no Apêndice E de O Retorno do Rei. Algumas dessas cirth têm diferentes valores fonéticos para as línguas élficas e para o khuzdûl e algumas são usadas apenas em um ou outro sistema

O Alfabeto cirth é uma escrita artificial inventada por J. R. R. Tolkien para as línguas artísticas que criou. Cirth é um plural; uma só runa é uma certh.

O alfabeto usado pelos anões em O Hobbit e O Senhor dos Anéis foi adaptado por J.R.R. Tolkien de um alfabeto rúnico anglo-saxão, ou futhorc. Há substituições simples para a maioria das letras e runas especiais para sons como "sh" e "th", mas parece não existir pontuação. As palavras são separadas por um ponto, em vez de espaço, e consoantes duplas são agrupadas em uma só runa, como se fossem simples. Presumivelmente, esse alfabeto foi imaginado para ser usado com a língua dos anões, mas é mais usado em transliterações.

Na história ficcional da Terra Média, a primeira versão do alfabeto cirth, a Certhas Daeron, foi criada por Daeron, o menestrel do rei Thingol de Doriath, e foi mais tarde expandido no que veio a ser conhecido como Angerthas Daeron. Apesar do Cirth ter sido mais tarde substituído, em grande parte, pelo Tengwar (aperfeiçoado e trazod por Fëanor), foi adotado pelos anões para escrever o Khuzdûl (Angerthas Moria e Angerthas Erebor) porque as suas linhas retas eram mais adequadas para entalhar que as linhas curvas do Tengwar.

Alguns exemplos de escrita cirth são a inscrição na tumba de Balin em Moria e as inscrições no topo das páginas de título de O Senhor dos Anéis. O cirth foi também adaptado, em sua forma mais antiga e simples, por vários povos humanos e mesmo orcs. Foi usado, por exemplo, pelos humanos de Dale, pelos Rohirrim e pelos orcs de Moria.

Assim como o alfabeto tengwar, o alfabeto cirth é escrito em modos especificamente adaptados a cada língua e o valor de cada certh varia de modo para modo. Três modos do cirth são descritos em detalhe no Apêndice E de O Senhor dos Anéis e vários outros foram criados por admiradores.

Veja também Editar

Também no Fandom

Wiki aleatória