FANDOM

O Alfabeto shaviano, cujo nome homenageia o teatrólogo George Bernard Shaw, foi criado por Kingsley Read. Shaw julgava que usar o alfabeto latino para escrever o inglês era uma grande perda de tempo, energia e papel, e estipulou no testamento um concurso para criar um novo sistema de escrita para o inglês. O vencedor ganharia um prêmio de £500 e seu sistema seria usado para imprimir a peça de Shaw "Ândrocles e o Leão".

A competição ocorreu em 1958 e o sistema de Kingsley foi o vencedor entre 467 propostas, mas poucos outros textos foram impressos nesse alfabeto, formado por 48 caracteres que representam 24 consoantes e 24 vogais e ditongos (incluindo as combinações de vogais com r que soam como ditongos em inglês britânico).

Há três tipos de letras: altas, fundas e curtas. As letas altas são como as letras ascendentes do alfabeto latino (por exemplo, b, d, f, h), as fundas como as descendentes (p, g, j, y) e as curtas são todas da mesma altura, como as letras a, c, e e i.

As consoantes formam pares, nos quais as altas representam uma consoante surda e a funda a consoante sonora correspondente, exceto no caso de l, r, m e n.

Shavian

Alfabeto shaviano

Espécime Editar

Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Udhr shavian

Exemplo de shaviano

All human beings are born free and equal in dignity and rights. They are endowed with reason and conscience and should act towards one another in a spirit of brotherhood.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Ligações externas Editar

  • Omniglot - Shavian Alphabet[1]
  • Shavian [2]

Também no FANDOM

Wiki aleatória