Fandom

Conlang

Algurino

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

A História real da língua algurina

A língua algurina ou alguirensa é uma língua artificial, criada por A. J. Reis Francisco, português, no ano de 1990, com apenas 13 anos de idade. A língua é uma mistura de palavras de vários idiomas, como o português, o castelhano, o francês e o italiano. O interesse pelas línguas despertou em A. J. Reis Francisco uma enorme vontade em criar uma língua própria.

O algurino foi criado com base na língua portuguesa, tendo havido, posteriormente, sobreposições de outras línguas românicas (principalmente o castelhano).

A História fictícia da língua algurina

Mesmo antes da criação da língua, no final da década de 80, o seu autor criara, em papel, uma terra fantasiosa, terra essa localizada no meio do Oceano Atlântico, chamada ilha Atlantina. Esta designação nada tem a ver com a lenda da Atlântida. A ilha Atlantina, tantas vezes cruzada por portugueses, espanhóis, ingleses e franceses durante e após a época dos Descobrimentos, acabou por ser ocupada por estes povos europeus. A mistura destes povos, permitiu, ao longo de muitos anos, criar uma língua nova. A existência de uma ilha, de médio tamanho, no meio do Atlântico geraria, caso existisse na realidade, várias situações de conflito e, talvez, a formação de novos idiomas, fruto da passagem desses povos.

Dentro dessa terra fantasiosa, fruto de um trabalho criado e ainda desenvolvido pelo seu autor, a língua algurina é falada num dos países do Sul de Atlantina, Alguiris. Este país, cujo nome foi dado pelos portugueses (deriva da palavra algures - lugar desconhecido até então) só viu o seu idioma a tornar-se oficial em 1920, substituindo o castelhano. A ocupação do território do Sul de Atlantina (Alguiris) foi iniciada pelos portugueses no século XVI e depois pelos espanhóis, no início do século XVIII. As línguas dos países ocupantes cruzaram-se e geraram uma nova língua, que mais tarde foi misturada com o francês e o italiano (por outros motivos históricos).

Pai Nosso em algurino:

Padre nuestro, chell stás noy ciello

Santificatto seja tió nueme

Vienes-Tió ày nuesco, lo vuestro reno

Seja ferratta la Tua vontatti

Assini nay Tierra asy noy ciello

Padre nuestro del sulla ino noys donnas hoggordoina

Noys pierttoas nuestras offiensas

Assini asy nuesco pierttoamos

Ày cheni noys offientte

I nol noys dexàs cayr' èni tentacione

I noys livras dello mallo

Amen.

Também no Fandom

Wiki aleatória