FANDOM

A Ars Signorum (Arte dos Signos) foi o primeiro projeto de língua a priori. Foi proposto como língua auxiliar e língua filosófica pelo professor de gramática escocês George Dalgarno em 1661.

Dalgarno limitou-se a indicar os princípios de classificação, com a esperança de que outros completassem seu projeto.

Morfologia Editar

Dalgarno classificou toda a realidade em 17 gêneros fundamentais, cada um deles designado por uma letra: entidade (a), concreto (i), acidente (e), substância (h), espiritual (y), corpóreo (o), homem (u), acidente matemático (b), físico (d), sensitivo (p), comum (s), político (k), qualidades sensíveis (g), racional (t), físico (n), artefatos (f) e “corpos matemáticos”, ou seja, entidades geométricas (m), de acordo com o seguinte esquema:

  • Entidade (A)
    • Abstrato simples incompleto
      • Acidente (E)
        • Acidente matemático (B)
        • Acidente físico (D)
        • Acidente sensitivo (P)
        • Acidente comum (S)
        • Acidente político (P)
        • Qualidade sensível (G)
        • Acidente racional (T)
      • Substância (H)
    • Concreto composto completo
      • Menos perfeito
        • Espiritual (Y)
        • Corpóreo (O)
          • Corpóreo físico (N)
          • Corpóreo artefato (F)
          • Corpóreo matemático (M)
      • Mais perfeito - Homem (U)

Cada gênero se divide em gêneros intermediários assinalados por uma segunda letra – uma consoante se a primeira fosse vogal e vice-versa, pois Delgarno queria sua língua pronunciável.

Por exemplo, os “sensitivos” (p) subdividem-se em “gênero” (a), “movimento animado” (η), “paixões principais” (o), “sentido interno” (e), “inclinações” (i), “paixões secundárias” (y) e “paixões afins” (u). Cada um desses gêneros intermediários dividia-se, por sua vez, em espécies, indicadas por consoantes.

Assim, por exemplo, os sensitivos tidos como paixões principais, designados por po, incluem pod (ira), pog (pudor), pot (animosidade), pom (admiração), pon (amor), pof (esperança), pop (estima), pok (liberalidade) e pob (gáudio).

Os "corpóreos físicos" dividem-se em inanimados (minerais) e animados (plantas e animais). Os animais em aquáticos (t), aéreos (p) e terrestres (k). Estes últimos em animais terrestres de casco fendido (e), de casco inteiro (η) e outos.

Os animais terestres de casco inteiro são designados, portanto, por nηk e uma vogal adicional indica a espécie: nηke (cavalo), nηka (elefante), nηko (muar), nηke (burro ou jumento) etc.

Composição e derivação Editar

A Ars Signorum permite derivação por sufixos: se pon é "amor", pone é "amante", pono "amado" e ponomp, "amável". Sim é "bom", simam, "muito bom" e simab, melhor.

Há três "letras servis" que servem para formar derivados:

  • o r significa oposição: se pon for amor, pron será ódio
  • o v faz ler como números as letras que antecede
  • o l indica o termo médio entre dois extremos

Pode-se também formar compostos:

  • nηkpot - cavalo, formado de nηk, animal de casco inteiro; epot, fogoso
  • nηksofpad - muar, formado de nηk; sof, "privado"; e pad, "sexo".
  • fankan - palácio, formado de fan, "casa"; e kan, "rei"
  • sofprafemp - abstêmio, formado de sof, privado; praf, beber; e emp, sufixo de adjetivo
  • grugshaftin - gago, formado de grug, "doença" (contrário de gug, saúde); shaf, "impedimento"; e tin, "alar"
  • tibsηb - evangelho, formado de tib, ensinar; e sηb, "modo de existência".

Sintaxe Editar

A sintaxe é simples, só conta a ordem das palavras: por exemplo, o sujeito deve preceder o verbo e ser seguido pelo objeto.

Também no FANDOM

Wiki aleatória