Fandom

Conlang

Aspecto

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Aspecto, em lingüística, pode ser definido como o grau de desenvolvimento da idéia expressa pelo verbo. Diz respeito à relação entre a ação verbal e sua duração ou desenvolvimento. Repreenta uma atualização espacial e qualitativa do processo.

A noção de aspecto é mais objetiva do que a de tempo. Em muitas línguas, como as semíticas, a conjugação é regida pelo aspecto e não pelo tempo.

Tipos de aspecto Editar

  • imperfectivo ou atélico - indica ação não terminada, que perdura no tempo e no espaço. Ex.: ser, faz, fazia.
  • perfectivo ou télico - ação cumprida. Ex.: fez.
  • pontual ou aoristo - assinala o processo realizado de maneira súbita e instantânea. Ex.: cair, parar.
  • durativo - frisa a duração do processo, que pode ser:
    • progressivo - quando se intensifica cada vez mais. Ex.: ir chegando.
    • cursivo - quando simplesmente se desenrola. Ex.: está viajando.
    • freqüentativo ou iterativo - quando se repete. Ex.: saltitar, pisca-piscar.
  • permansivo - o processo se apresenta como persistente em seus efeitos. Ex.: saber.
  • inceptivo, ingressivo ou incoativo - o processo se apresenta no início. Ex.: amanhecer.
  • resultativo - apresenta-se o resultado de um processo realizado. Ex.: já brinquei, está morto.
  • desiderativo - indica o desejo de alguém de praticar a ação. Ex.: sânscrito vividisati = ele quer saber (de veda = ele sabe).
  • causativo - denota que alguém causa o processo em questão. Ex.: ele fez a criança chorar.
  • diminutivo - diminuição do grau da ação. Ex.: chuviscar (em comparação com chover).
  • reflexivo - característico das línguas semíticas, indica que a ação afeta primariamente o agente. Ex.: hebraico nišmar = guardar-se.
  • conativo - indica que o sujeito se esforça por executar uma ação. Ex.: árabe qâtala = ele tentou matar.
  • deteriorativo - indica um processo depreciativo. Ex.: taensa (língua indígena da América do Norte) hâliwoverijehôni = alguém fala mal de mim.
  • benefactivo, acomodativo, aplicativo ou indiretivo - indica ação praticada em benefício de alguém. Ex.: tübatulabal (língua indígena da América do Norte) wïcinanat = ele está cozendo isto para si.
  • comitativo - ação associada a alguma coisa ou alguém. Ex.: taquelma (língua indígena da América do Norte) ulagawien = brinco com ele.
  • distributivo - a ação é executada ou experimentada por mais de um ao mesmo tempo. Ex.: siuslau (língua indígena da América do Norte) nictcat'aux = lutar lado a lado contra os outros.
  • necessitativo - ação que deve dar-se. Ex.: turco sevmeli = ele precisa amar (sev=amar).
  • aparentivo - indica ação aparente. Ex.: serer (língua do Senegal) bindadox = finge que escreve (bind = escrever).
  • inferencial ou putativo - indica que o processo não é postulado pela autoridade do falante, e sim por alguém mais. Ex.: taquelma han'ɛsk' = (dizem que) ele pára.
  • reservativo - quando, por algum motivo, a ação permanece nalgum ponto de seu desenvolvmento. Ex.: santali (lingua munda da Índia) dalka = ele golpeará (como para matar) (dal = ele golpeará).
  • negativo - indica que o processo não se realiza ou não existe. Ex.: turco sevmez = ele não ama.

Referências Editar

Borba, Francisco da Silva. Pequeno vocabulário de lingüística moderna. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1976.

Também no Fandom

Wiki aleatória