FANDOM

Autores reclusos são geralmente considerados habitantes da estática madrugada, seres notívagos da silenciosa noite. Talvez porque nos braços da divina noite, quando em torno tudo fica imóvel, suas mãos movimentam dedos agitados. Pensamentos e imaginação dançam sem música na quietude do anoitecer, e seu silêncio só é quebrado pelo ritmo da batida de um teclado. Apesar de distantes, pela janela observam o vazio das ruas, como quem deseja que as idéias caminhem no lugar onde passos passados, outrora ocupavam suas calçadas.Angustiados, estão sempre à espera de alguma revelação, de uma epifania porvir.

Vivem vidas seqüestradas, um mundo homeomorfo e particular.Solitários andarilhos estigmatizados que não se habituam com o cotidiano deste orbe planetário, habitando outros mundos paralelos. Na centelha vibrante da criatividade forja a melhor das armas para lutar –A força afiada das palavras; e vão à luta como guerreiro também no melhor campo de batalha –a mente. Conseguem ser livre onde a maioria é presa. Podem ser acorrentados, enclausurados, mas jamais emudecer censurados. Podem ser ridicularizados, proibidos, e até esquecidos, mas jamais aniquilados.Verdadeiros heróis sem fronteira, num mundo de fantasia muito se ocultam atrás de pseudônimos, heterônimos e alter egos como máscaras para não revelar suas identidades e vivem solitários e distantes em lugares não revelados como verdadeiros esconderijos.E assim, muitos alheios a própria obra, sucesso e carreira constroem sua lenda pessoal e passam a ser chamados de escritores reclusos.

Dossiê SecretoEditar

Assim, esses autores se transformam em verdadeiros “personagens” no mercado editorial, depois de lançar seus trabalhos tornando-se arredios, recluso e se escondendo nas sombras, e ficando muitos, conhecidos apenas pelos seus agentes literários e representantes comerciais.Certamente, um desses casos foi devido ao inesperado sucesso do "Percyfaw Code” (Código Percyfaw) que circula pela web traduzido numa série de textos, artigos, verbetes enciclopédicos e diversos hoax copiados de parte do e-book publicado pela IntercontinentalPress,uma reconhecida agencia internacional representando famosos autores e os mais tradicionais comics do mundo.Devido a esta estratégia virtual disponibilizado o conteúdo do texto por tempo determinado em seu site, chamou a atenção do público para C.S Scriblerius,que como escritor muito pouco se sabe,talvez, devido às implicações da temática descritas na reprodução deste manuscrito prefaciado pelo desconhecido autor.O conteúdo de“Percyfaw Code” (Código Percyfaw),é uma espécie de dossiê secreto do mágico espião Magister MaskMelin[1] .Uma misteriosa controvertida figura desaparecida no início da Segunda Guerra e que se converteu em personagem meio biográfico, meio ficcional, um verdadeiro hoax que tem suas vertentes em sites, blogs e diversas wikis e buscadores de pesquisas do universo virtual.Dentro desta concepção onde a ficção e a realidade se misturam, este dossiê é achado num antigo baú empoeirado, agora com logotipo do mágico Magister MaskMelin, mas segundo os seus escritos , pertenceu ao mago inglês da era elisabetana,o famoso mago e matemático John Dee, arrebatado pelo mágico na década de trinta num leilão em Londres.

Muitos anos depois do desaparecimento do mágico MaskMelin,conforme escreve o obscuro autor Scriblerius, então, ao se abrir o baú, se descobre num oculto compartimento objetos diversos de magia, como um tabuleiro de jogo, livros antigos, fotos, pôster, alguns manuscritos e um em especial chamado de “Percyfaw Code”(Código Percyfaw), que relatava alguns mistérios sobre a busca do Graal e de reinos perdidos,revelações sobre uma agencia oculta denominada “The Seven Circle”(O Círculo Sete), missões secretas na época da Segunda Guerra junto a cifras criptografadas para serem decifradas.

O manuscrito encontrado do mágico, apesar de ter sua autenticidade questionada e seus originais nunca apresentados pelo recluso autor, ao prefaciar e autorizar sua divulgação tornasse sucesso pela rede mundial de computadores, e seu conteúdo serve de mote para uma saga de características multimídia, denominada de Projeto Eco-Iris, tendo como mídia básica apresentada numa estratégia mercadológica pelos seus agentes comerciais no campo editorial.No primeiro livro da série, “Mágica Misteriosa Viagem ” o autor C.S Scriblerius, aparentemente mais uma vez se utiliza novamente de um alter ego, um jovem escritor e ilustrador de comics, irmão mais velho do personagem principal publicado muito anos atrás em cartoons que serviu de modelo para suas criações.O personagem principal da série é o jovem Ivan Templer,de login id , Brain Kid um nickname conhecido por um seleto grupo na internet, utilizado apenas quando necessário e que também aparece nos buscadores de pesquisa da internet entre verdadeiros hackers, sendo considerado um novo “Phiber Optik” [2]., e um menino prodígio e gênio dos hackers e teenleader da New Legion of Doom[NLOD] [3]

Modelos e Inspirações LiteráriasEditar

O incógnito e obscuro autor Scriblerius, desta forma fica convencido de ter encontrado seu modelo no altar da grande arte literária, ao desenvolve um estilo com inéditos desdobramentos virtuais, personagens reais e cuja base lendária e temática mesmo sendo diferenciada, é inspirada fortemente em tres escritores britânicos e um americano.O primeiro deles,o anglo-irlandês Jonathan Swift (1667 –1745)[4],enigmático escritor das famosas "Viagens de Gulliver",escritor misterioso e uns dos fundadores do Scriblerus Club[5].O outro ingles não menos famoso é John Ronald Reuel Tolkien (1892 - 1973),[6] considerado por muitos como o melhor escritor de fantasia de todos os tempos, onde se destacam folclóricas pesquisas presentes em seus livros como o “O Senhor dos Anéis”; o terceiro a atual escritora J.K. Rowling,[7] autora da série “Harry Porter”, um fenômeno internacional, e finalmente, o americano Dan Brown,[8] que apresenta uma enorme quantidade de informações também baseadas em pesquisas históricas, no livro bestseller “O Código da Vince”, que serve apenas de exemplo de fórmula de sucesso.Todos, no entanto um marco divisório no mercado editorial, conseguindo levar milhões de leitores a ler seus livros, e assim, abrir caminhos e portas para muitos outros autores.

O Futuro da LiteraturaEditar

Apesar de um escritor antenado com o futuro da literatura, com a divulgação através da web da reprodução do manuscrito "Percyfaw Code"(Código Percyfaw), de seu controvertido alter ego, o obscuro desaparecido mágico espião Maskmelin, C.S.Scriblerius , volta ao clássico universo literário e do passado também se torna um personagem "Scriblerian" virtual.Martinus Scriblerus ,era um nome utilizado como pseudônimo de vários escritores famosos e reclusos que formaram um clube literário denominado Scriblerus club [9]. O grupo de "Scriblerian" foi fundado em 1712, e durou até a morte dos fundadores, com início em 1732 e que termina em 1745, com o Alexander Pope [10]e Jonathan Swift, sendo culturalmente os mais proeminentes autores. Robert Harley, 1st Earl of Oxford e Mortimer ocasionalmente aderiram ao clube para as reuniões, embora ele não é conhecido por ter contribuído para qualquer um de seus trabalhos literários. O clube começou como um projeto de satirizar os abusos de aprendizagem onde eles possam ser encontrados, o que levou as "As memórias de Martinus Scriblerus"[11] . A segunda edição do Pope "O Dunciad" também contém trabalhos atribuídos a Martinus Scriblerus. Richard Owen Cambridge escreveu um poema épico, "O Scribleriad", onde o herói é Martinus Scriblerus.

Quem foi Martinus Scriblerus? Editar

O nome Martinus Scriblerus, é uma forma artificial Latina. Tradução literal do nome Martin significa "de Marte." A tradução do Scriblerus, a partir do simulacro latim, significa baixa escriba, balconista, ou escritor, "escrevinhador". Da combinação das duas palavras, o significado era "um escritor de Marte." No Scriblerian atividade, não há referência a notável excepção Swift Mars = discussão dos marcianos satélites, que apareceram mais tarde em Gulliver's Travels. Portanto, Martinus Scriblerus deve referir-se que o autor do relatório,era Jonathan Swift. Assim, podemos ver como Swift destinados a partir do início da formação do Clube de centrar a sua actividade em torno de sua experiência pessoal. Além disso, ele deve ter convencido os dois proeminentes contribuintes, o escritores Pope e Arbuthnot[12], dessa necessidade.A intenção inicial do clube era ter Martin Scriblerus como herói das “Travels”[13]. No entanto, em algum dia após a ruptura formal do grupo, talvez durante a sua criação, Swift escolheu o nome Lemuel Gulliver. Ele também alterou o contexto, e pode ter dado o sentido ao nome Martinus Scriblerus. Foi também estreitamente associado com a sua discussão do satélites marciano,na época uma revelação que causaria uma intensa polemica ,já que a descoberta astronomica ainda era objeto de pura especulação, e por causa dessa preocupação usava pseudônimo para a sua segurança pessoal. No entanto, aparentemente ele sentiu a necessidade de se fazer esta conexão conhecida através das memórias, desde que mais tarde com visitas a Pope,integrante do Scriblerus Club reacendeu a publicação. A razão para a sua decisão deve continuar a ser desconhecido, só podemos especular sobre os efeitos da mudança de Scriblerus,para Gulliver. Talvez , Swift decidiu que “Memoirs” eram suficientemente distantes do sua pessoal escrita, e que poucos teriam a capacidade de entender sua revelação. Curiosamente, as “Travels” freqüentemente têm causado tanto leitores e críticos para identificar Swift com seu personagem Gulliver. Em parte alguma da história há menção do nome Gulliver; Swift sempre usa a primeira pessoa, e retomar as declarações no início de cada capítulo sempre se referem ao "autor". Gulliver's nome aparece apenas na página de título, em uma carta da editora para o leitor ostensivamente escrito por um primo, Richard Sympson e, em uma carta do Capitão Gulliver para seu primo Sympson.

O Escritor Fantasma e Alter egosEditar

Então, dentro deste contexto e da mesma maneira que Philip Roth [14] em “The Ghost Writer”, comentando as aventuras de seu alter ego Nathan Zuckerman, um jovem autor convencido de ter encontrado seu modelo no escritor recluso na figura de E.I. Lonoff,[15] que vivia uma vida pacata em Berkshire, longe das distrações do mundo literário, Scriblerius desenvolve sua mística de escritor quase que semelhante ao do romance de Roth .Assim, como nas aventuras de seu mais conhecido alter ego, o desaparecido mágico doublé de espião, Magister MaskMelin, [16] o autor passeia no universo temático do também escritor recluso e sinistro H.P Lovecraft ,e como CM Eddy, Jr.parceiro e amigo de Lovecraft, caminha em busca de fatos sobrenaturais nos pântanos e mergulha de cabeça nas águas cinzenta e profundas do lago da pacata cidade de Providence.

O escrito H.P. Lovecraft[17],além disso também é confundido como um dos “ocultos agentes” recrutados pelo mágico doublé de espião .Os misteriosos “ocultos agentes” Magick Lantern agents ou agentes Lanternas, assim conhecidos, por ganharem um anel com uma pedra que ficava fluorescente e era usada como uma lanterna no escuro.Os “Lanternas”, segundo relatos descritos no reproduzido dossiê“Percyfaw Code”, eram virtuosos iniciados anônimos como qualquer um de nós ou personalidades como o aventureiro Percy Fawcett , o spymaster William Melville[18] (depois Peter Fleming ou seu irmão Ian Fleming criador de James Bond), o cientista Nicola Tesla, o mágico Harry Houdini (depois os escritores H.P. Lovecraft ou Walter B. Gibson criador de The Shadow), o radialista Orson Welles, o mágico Jasper Maskelyne, o escritor Fernando Pessoa (depois o astrólogo Louis De Wohl) [19] e o bruxo Cecil Hugh Williamson dentre outros.

A cada dia a veracidade das informações do conteúdo do manuscrito dossiê em grande parte são confirmadas, seja por novas revelações lançadas por estudiosos pesquisadores ou através dos arquivos confidencias dos registros MI5[20], divulgados sob a liberdade do ato da informação como documentos oficiais abertos ao grande público por força de lei através dos arquivos secretos disponíveis online.

Seguindo os Passos de B. TravenEditar

Assim, devido às informações divulgadas extraídas do serviço secreto, [21] agencias de inteligências, organizações ocultas e a temática esotérica que envolve o tal manuscrito e permeia sua obra, C.S Scriblerius, segue os mesmos passos de B. Traven (Chicago 1890 - ? 1969) novelista e romancista americano, que é um dos escritores mais misteriosos do século XX.Traven fez do México seu país de morada (como se acredita que Scriblerius tenha feito do Brasil), resguardando hermeticamente sua real identidade, cujo maior trabalho é o romance “O Tesouro de Sierra Madre", levado ao cinema pelo Diretor John Huston [22](Nevada, Missouri 1906 – Middletown, Rodhe Island 1987) B. Traven,[23] inclusive, era o autor favorito de Albert Einstein. As fogueiras nazistas costumavam ser alimentadas com os livros de B. Traven. As duas novelas que fazem parte do livro não fogem ao estilo utópico do autor que fala de aventureiros e lugares remotos, tendo como pano de fundo a selva mexicana. Em “O Visitante Noturno”, conto que dá título ao livro, um homem tipicamente citadino se muda para os confins da selva mexicana, tendo contato, apenas, com um antropólogo amador recluso há vários anos.Temas também de certa forma abordados com viés de “realismo fantástico” apresentado por C.S.Scriblerius, no desenvolvimento da saga iniciada pelo personagem Ivan Templer ,numa série de estórias para um público que admira aventuras,mistérios ,magia,missões e desvendar códigos secretos, e que por esse motivo o levou a ser um escritor considerado recluso e misterioso para alguns.

Um Espelho e Modelo de Muitos EscritoresEditar

Também,certamente dentro deste modelo torna-se um espelho de muitos outros escritores,o americano Jerome David "J. D." Salinger [24],um autor de comportamento recluso e misterioso e tem no livro “O Apanhado do Campo de Centeio”o seu grande sucesso e os que se seguem : "Nove Histórias" (Nine Stories), de 1953, um apanhado de nove contos publicados na revista New Yorker entre 1948 e 1953; "Franny & Zooey", de 1961, que consiste de duas novelas curtas, "Franny" e "Zooey"; e "Carpinteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira e Seymour, uma Introdução", de 1963, que também reúne duas novelas de Salinger.Estes três livros tem histórias em que são personagens principais a Família Glass, constituída por Buddy (espécie de alter-ego do escritor como Nathan Zuckerman de Roth ,e o irmão mais velho do jovem Ivan Templer para Scriblerius), Seymour, Boo Boo, Franny e Zooey Glass, todos irmãos. Seu último trabalho publicado, uma novela intitulada "Hapworth 16, 1924",apareceu na New Yorker em 19 de junho de 1965. Depois disso, Salinger continuou recluso, aparecendo esporadicamente na Imprensa. No final dos anos 90, são publicadas duas obras de memórias de pessoas próximas a Salinger; Joyce Maynard, sua ex-amante, e Margareth Salinger, sua filha. Em 1996, um pequeno editor americano anunciou um acordo com Salinger para a publicação de sua última novela,"Hapworth 16, 1924", em forma de livro, mas alguns problemas adiaram o lançamento da obra indefinidamente. "Hapsworth" foi escrita como uma carta de Seymour Glass, então com 7 anos, para sua família. Seria o desfecho da saga da Família Glass, também presente nos livros anteriores de Salinger.

A Sentença de MorteEditar

Outro desses escritores também rotulado como escritor recluso é Thomas Pynchon [25],quando o autor publicou em 1990 seu romance "Vineland", os editores de suplementos literários saudaram efusivamente a sua volta aparentemente de um exílio voluntário.Há dezessete anos que o público e a crítica dos EUA esperavam o “próximo romance” do autor de Gravity´s Rainbow, um livro monumental e impressionante, que muitos disseram ser o maior romance americano do século XX. Então,logo o jornal The New York Times apressou-se a encomendar uma resenha do livro, ao mais recluso de todos os escritores: o indiano Salman Rushdie,[ [26] autor do famoso e polêmico Os "Versos Satânicos", que provocou enorme confusão no mundo muçulmano, fazendo com que os aiatolás do Irã lançassem contra Rushdie uma “fatwa”, ou sentença de morte, felizmente até o momento ainda não executada.

Aproveitando na época o que estava acontecendo com Rushdie, a sutileza e a ironia envolviam a publicação daquela resenha,e uma certa dose de oportunismo comercial no fato em si pelo famoso jornal,já que um escritor recluso sem opção estaria comentando a obra de outro por opção. A sentença de morte proferida pelos aiatolás, em fevereiro de 1989, fez com que Rushdie tivesse que desaparecer do mapa e virar um escritor recluso contra a própria vontade.Guardado por policiais britânicos (ele é cidadão britânico, nascido na Índia), Rushdie vivia trocando de apartamento toda semana, isolado da família e dos amigos, refém da sanha assassina movida pelo fanatismo religioso ou pelo apetitoso prêmio de um milhão de dólares prometido pelo Irã a quem num ato de vingança e atitude de fé tirasse sua vida profana. Durante uma década viveu prisioneiro de si mesmo e suas idéias. As ameaças ao “escritor profano”,se estendiam também a todos que de alguma maneira fizesse parte de seu trabalho.O seu tradutor do livro no Japão foi assassinado, e houve tentativas contra as vidas do editor norueguês e dos tradutores na Itália e na Turquia.

Os Casos de Rushdie e PynchonEditar

No entanto,independente a estes fatos que cercavam o mundo editorial,o que acontecia a Thomas Pynchon é outra história. Ele nasceu em 1937, estudou na Universidade de Cornell, trabalhou nos escritórios da Boeing Corporation, e depois que começou a publicar seus romances imensos e complexos,de repente simplesmente, “sem texto numa página em branco”, desapareceu sumindo do mapa. Só se conhecem duas ou três fotografias dele, mesmo assim, de quando era um jovem estudante.Acreditasse que ainda resida em New York. Mas, a imprensa não consegue localizá-lo, seu nome não consta em nenhum catálogo. Talvez, por isso ainda nenhum repórter conseguiu entrevistá-lo nem que seja pelo telefone.Todos os contatos são feitos através de seus agentes, como quase todos os escritores que tem administrado suas carreiras por esses profissionais.O autor é extremamente zeloso no resguardo de sua vida privada, não quer se ver envolvidos com assédio e badalações midiáticas, comuns a escritores sem talento com egos a procura de holofotes, e sofrer por causa de seu trabalho, perseguições ou mesmo por em risco sua vida.

Pynchon

O Escritor Thomas Pynchon em um dos episódios das séries de desenho animado - O Simpsons!

Os casos de Rushdie e Pynchon, demonstram como num romance policial que relações perigosas, permeiam e também poe em risco a vida de um escritor . Neste caso ,o enredo é o recluso sem opção comentando a obra do recluso-por-opção. Portanto, não é nenhum exagero se falar que muitos escritores que se refugiam, se encastelando numa torre de marfim, mas existem casos em que a torre de marfim é o único lugar seguro de onde se divisa o mundo por inteiro. Ser recluso tem dissabores e problemas no marketing editorial, num cenário em que os escritores precisam mostrar-se como um “showriter”,onde sua obra tem cada vez menos importância na aldeia do mundo global em que o meio é a própria mensagem,e o livro se transforma num mero “produto” de consumo.Entretanto, ser recluso tem também suas vantagens: a possibilidade de fugir do “compromisso social”, dos coquetéis, das entrevistas sem propósito ou substância, dos milhares de compromissos que impedem um escritor de realmente fazer o que gosta: escrever.

Fontes Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória