FANDOM

O Braziliaŋ (Braziliã, forma alternativa em português) é uma língua artística iniciada por Diego Borges em 2012, com base no português falado no Brasil. Três fatores foram fundamentais na criação do idioma:

1) Identidade: Vários aspectos do idioma, como ortografia, gramática e vocabulário, contribuem para a identificação do povo brasileiro. A implementação da vogal indígena Y (uma espécie de I mais traseiro, próximo a U, mas sem o "bico", representado foneticamente por /ɨ/ segundo a AFI) e o uso da letra Ŋ (nasalizador de vogal, com versão minúscula ŋ) conferem uma identidade própria a essa língua brasileira.

2) Modernidade: as principais inovações da fala popular brasileira estão inclusas, como a perda da marcação do plural nas palavras de conteúdo, como substantivos e adjetivos, a simplificação da conjugação verbal e a ordem diferente dos argumentos da frase quando comparados com a variedade falada em Portugal. Alguns pontos construídos artificialmente, como o gênero dúbio, estão presentes.

3) Facilidade: a ortografia está mais eficiente para representar o sistema fonético brasileiro. A pronúncia das consoantes e sílabas tônicas é mais predizível, enquanto a pronúncia das vogais corre pelo caminho inverso: está mais prescritiva, respeitando a grande variação tanto entre os sotaques quanto entre as diferentes formas e derivações duma mesma palavra.

Para mais detalhes sobre o braziliaŋ, consulte a página do blog Karta Sosial - Braziliaŋ.

PS: fiz o registro depois de ter criado este verbete no Wikia. Gostaria de registrá-lo para meu usuário. Alguém pode me ajudar? Meu usuário é http://pt.conlang.wikia.com/wiki/Utilizador:Karta.sosial. Obrigado.

---

Como um exemplo de texto, posto aqui a versão do Pai Nosso em braziliaŋ, junto com uma transcrição fonética em AFI, e uma versão em português de portugal tirada de 'biblos.com':

Pai Nosu (Braziliaŋ) Transcrição fonética Pai Nosso (Português de Portugal)
Pai nosu ki ta nu sel:
fika saŋtu u nom,
veŋ té noz u heŋ,
seja feita a voŋtad
na teha i tameŋ nu sel.

Dá u pauŋ du dia pa noz oj,
i perdoa nosas ofeŋsa
iwal noz perdoa as des otri,
i nauŋ deca ki noz kai iŋ teŋtada
ma livra noz de mal.

(poz u heŋ, u pode i a glora:
é tudu du Siŋo pa seŋp. Ameŋ)

paj ˈnɔsu̥ ki̥ˌtanu ˈsɛw
fikə ˈsə̃tùˌnomi
vej̃tɛ ˈnɔjzuˌhej̃
seʒə ˈfejtə̀võˌtadʒi
naˈtɛ xitəˌmej̃nuˈsɛw

ˈda.upəw̃ duˌdʒi.ə panɔjˈzoʒi
ipeɹˈdo.ə ˌnɔsəzoˈfẽsə
iˈgʷaw nɔjspeɹˈdo.azdeˈzotɾi
inəw̃ ˈdeʃə kinɔjsˈka.ĩtẽˌtadə
maˈlivɾənɔjz deˈmaw

pojzuˈhej̃ upoˈde jaˈglɔɾə
ɛˈtudu dusij̃ˈo paˈsẽpjaˌmej̃

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome; 
venha o teu reino,
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu;

o pão nosso de cada dia nos dá hoje;  
e perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós também temos perdoado
aos nossos devedores;  
e não nos deixes entrar em tentação,
mas livra-nos do mal.

[Porque teu é o reino e o poder,
e a glória para todo o sempre, Amém]

Também no FANDOM

Wiki aleatória