Fandom

Conlang

Carleseano

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Carleseano, Carlesean, Calistean, Calisteano ou Carlestia é uma língua criada por estudantes da Holanda para estudar a origem das línguas latinas e germânicas. Não é falado em público, apenas em assuntos particulares e escolares.

História ficcionalEditar

O carleseano é falado no fictício país de Calisto, onde convivem duas culturas: os carleseanos e os shanaevianos, estes semelhantes aos escandinavos.

Na história ficcional de Calisto, o Imperador Carleseano da Segunda Era (250 a.C. – 168 a.C.) foi o primeiro a escrever as linhas básicas da escrita Carleseana. Ele inventou o Arnaïl Hereniir (escrita limpa), que ainda é a base de toda a gramática carleseana e escreveu esta carta ao rei shanaeviano da época para testar sua nova gramática:

Arce,

Anlädh sir, üt heldü phir alt phokög til neo. Angläe sir y andë.

Inperö

"Arce, eu te saúdo para adverti-lo do perigo do norte. Seja cuidadoso e precavido. Inperö"

Fonética e escritaEditar

Um ¨ sobre uma letra em carleseano é um trema ou thyrym. A pronúncia do thyrym em certas palavras afeta a duração e o tom de certos fonemas.

  • Exemplo: agaïl (fogo) é pronunciado como a-GA-il.
  • Exemplo: agö (queimar) is pronounced as a-GU.

Morfologia Editar

O carleseano é uma mistura de línguas latinas e germânicas, com características de ambas. Os verbos são a parte mais difícil do carleseano, pois há três conjugações:

  • verbos terminados em -ä
  • verbos terminados em -ö
  • verbos terminados em -ü

Como em latim e grego, pronomes como "eu", "tu" etc. podem ser dispensados por estarem implícitos na conjugação, mas existem:

  • eu - irihm
  • tu - sirihm
  • ele - hirihm
  • ela - 'hirihm
  • ele (neutro) - hirihm'
  • nós - thirihm
  • vós - phirhm
  • eles - quirihm

Estas palavras raramente são usadas. As formas mais simples, como "Eu te saúdo", são escritas como ir, sir, hir, 'hir, hir', thir, phir, e quir.

EspécimeEditar

A Torre de Babel

  • 1 Y terrä complä male unerëc palëc y unerëc quarëc esuriäth.
  • 2 Sierra eväeth, si eatöi oraköex, quo basër male imperiöc Sineän trovöex.
  • 3 Y omës tanäie equöex: Acöl, uröre recäcuam y marnä piröcuak! Y urö quiri telë esuriäth, y gimä quiri kimä esuriäth.
  • 4 Y equöex: Acöl, tirër y haldär centeröcuax, quä male ultäc toräc uesseräth y halër phiri khalöcuak, ce heno pöh terräc compläc ne seÿeräcuam!
  • 5 Entio Orö cÿ terräc uenöes, tirër y haldär eccä, quore emphës centeröex.
  • 6 Y Orö oraköes: Eccäl, uner polisä suriäque, y male unerëc palëc suriäque; quo suriäth, quo khalöcuax; sierra tyru, ÿg seÿeräcuaque it omëc quo centeröÿix?
  • 7 Acöl, adenöcuanar, y quirinër palër berolöcuanar, ce ne gemendöx.
  • 8 Inuo Orö quirh pöh terräc compläc berolöes, y tirër ne centeröex.
  • 9 Hono tirër Babë halesäeth; sui tena Orö palër terrän complän berolöÿis, y etena Orö quirh pöh terräc compläc berolöÿis.

Ligações externas Editar

  • Conlang wikia (Inglês) - Calistean[1]

Também no Fandom

Wiki aleatória