Fandom

Conlang

Cedrak

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Conlang criada em 2011 por Hermínio Neto, com o objetivo de produzir um idioma sem homofonias nem polissemias, facilitando a clareza e precisão de comunicação.

Colaboradores: Úr e Piter Keo.

PRINCÍPIOS

Palavras exclusivamente monossêmicas.

Ausência de sinônimos e homófonos.

Ordem sintática rígida. (Indicativo na voz ativa: SVO/AVP)

Algumas desinências, flexões, afixações e concordâncias são opcionais, usadas apenas quando for necessário aumentar a clareza.

Gêneros/classes de substantivos são definidos por critérios filosóficos e naturais a partir da semântica, não por convenção ou fonética.

Morfossintaxe aglutinante, sem irregularidades, mas o número de morfemas só é muito grande quando necessário eliminar ambiguidades ou definir precisamente um fato ou ser.

Alinhamento: ergatividade sintática (o paciente pode ser marcado apenas quando a sentença estiver fora da ordem básica).

Gênero e formalidades só são necessários quando aumentarem a clareza, não para funções sociais fúteis.

Algumas classes de palavras podem variar entre partículas/afixos, a depender se estão, naquela frase, desempenhando função morfológica ou sintática.

Apenas afixos que mudam a classe/gênero de uma palavra são afixados. Todas as outras marcas(flexores, raízes secundárias, gramatemas) são sufixadas ou pospostas.

A presença de um flexor já torna aquele lexema um verbo, mas há vários afixos que criam vários tipos de verbos e adjetivos. Advérbios surgem a partir de verbos duplamente marcados ou de outras classes com marca de advérbio. Até mesmo gramatemas podem virar lexemas se receberem uma marca adequada e lógica. (Ex: "um" + marca de definição = "unidade")

Duplas substantivo-adjetivo e verbo-advérbio (ou, ocasionalmente, outros modificadores) podem ser semi-unidas prosódica e ortograficamente, respeitando a ordem sintática, para evitar o uso de muitas partículas de concordância.

Vozes gramaticais são marcadas com flexores para explicar a mudança da ordem esperada AVP.

Alguns subconjuntos de gramatemas são opcionais.

FONOLOGIA e PROSÓDIA

Cedrak Fonemas Letras01:29

Cedrak Fonemas Letras

Sem alofonias, reduções ou fusões. Cada fonema é produzido do mesmo modo independente do ambiente.

Sem tom lexical, mas as frases como um todo recebem tom ascendente ( < ) no Imperativo e descendente ( > ) no Interrogativo. Todos os outros modos são pronunciados em tom constante.

Restrições fonológicas: mesmo em palavras compostas não há encontros vocálicos(apenas hiatos) nem consonantais verdadeiros. As sílabas são pronunciadas de acordo com a pronúncia da partícula ou raíz original (morfossilábico). Semivogais não entram em encontro com vogais em sílabas que tenham consoantes, nem com seus respectivos pares vocálicos (/w/ com /u/, nem /j/ com /i/).

Vogais comuns duram 1,5 moras(são sempre semilongas), vogais murmuradas duram 2 moras (são sempre longas), consoantes duram uma mora, e semivogais duram meia(são sempre breves).

O espaço entre cada frase dura três tempos, o espaço entre cada elemento sintático principal (A-V-P) são dois tempos; entre grupos modificado-modificador é de um tempo; e entre sílabas, meio tempo.

Ênfase pode ser indicada por alongamento (escrito com geminação) das vogais da palavra destacada(que se tornam extralongas), além do aumento do tom nessas palavras.

O acento tônico é sempre oxítono.

VOGAIS ABERTAS: /aˑɛˑiˑɔˑuˑ/

VOGAIS MURMURADAS: /a̤ː ɛ̤ː i̤ː ɔ̤ː ṳː/

VOGAIS FECHADAS: /ɐˑeˑɨˑoˑʉˑ/

VOGAIS NASAIS: /ɐ̃ˑẽˑɨ̃ˑõˑʉ̃ˑ/

OCLUSIVAS: /k kʰ pʰ tʰ bʱ dʱ gʱ/

AFRICADAS: /ʧ ʦ/

FRICATIVAS: / ɸʰ ħ ʝ sʲ ʐ ɕ vʱ/

NASAIS: /ɱʷ nʲ/

LÍQUIDAS: / ɫ ɾ/

APROXIMANTES: /j ̆ w ̆ /

ORTOGRAFIA

Os sons acima são representados pelas seguintes letras:

A E I O U

Á É Í Ó Ú

Â Ê Î Ô Û

à Ẽ Ĩ Õ Ũ

K Q P T B D G

C Ç

F H J S Z X V

M N

L R

Y W

A apóstrofe (') pode ser usada ocasionalmente para indicar hiatos em palavras compostas quando a junção de morfemas colocar duas letras iguais juntas, mas vindas de sílabas diferentes, mostrando que não é uma geminação verdadeira, e nesse caso a apóstrofe equivale ao [.] do IPA.

Escrita fonética. Nunca variam os sons pela posição na palavra nem pela entonação.

Na transliteração latina, usa os mesmos sinais de pontuação das línguas latinas, adequado à sua prosódia.

Os antigos falantes criaram ideogramas e silabários, mas a escrita padrão é a alfabética mostrada no vídeo acima.

A escrita antiga não tinha sinais de pontuação próprios além de três pontos verticais separando as palavras(como na escrita Ibérica). A escrita moderna pode ter criado os seus próprios sinais, mas geralmente usa os latinos (repetidos até três vezes para indicar intensidade).

A escrita fonética (alfabética) pode ser cursiva.

A versão de imprensa é reta e angular, como a rúnica.

O hífen (-) pode ser usado para separar modificado e modificador.

Vírgulas separam orações. Parênteses separam enclaves oracionais(recursividade).

Na transliteração latina, usa letras maiúsculas em início de frase e em substantivos próprios (nomes, países, cidades, idiomas, marcas comerciais etc.).

ORIGEM DAS PALAVRAS

As palavras mais primitivas podem ser divididas em:

Onomatopeias: sons de seres vivos

Fonomimes: sons de coisas inanimadas

Fenomimes: sons de fenômenos

Psicomimes: sonorizações de abstrações

(As 4 acima com estrutura silábica CVC)

Sociolemas: sons que representam convenções sociais (VS)

Interjeições: sons que representam emoções (VV)

Gramatemas: partículas e afixos com função gramatical (VC -> CV)

  • A união de marcas de classes substantivas (SV) com raízes (CVC) formam os substantivos derivados da classe original (pela semântica da raíz), e com a adição de certos afixos formam-se palavras de outras classes gramaticais (verbos, adjetivos e advérbios).

Verbos são flexionados em tempo, modo, voz e aspecto pelos "flexemas"(também VC).

Também no Fandom

Wiki aleatória