Fandom

Conlang

Como editar verbetes

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Olá, usuário! Seja bem-vindo à Conlang, uma enciclopédia livre e online em português sobre línguas artificiais, inventadas, auxiliares, artísticas ou puramente imaginárias. Ela funciona em sistema colaborativo, ou seja, que todos podem editar e contribuir. A wikia Conlang é uma extensão da Conlang em inglês, mas adaptados à realidade lusófona, com a intenção de ser o maior repositório de informações sobre micronacionalismo e simulação de países em língua portuguesa ou, talvez, do mundo.

Sinta-se livre para continuar acrescentando material para fazer esta enciclopédia crescer ainda mais. Mas, antes de começar a contribuir, esteja atento apenas para algumas orientações de nossa enciclopédia:

  1. ) As definições iniciais dos verbetes, segundo nosso formato de padronização, devem ser iniciadas sempre pelo modelo "Tal coisa é..." ou "Tal coisa foi...", em que "tal coisa" deve obrigatoriamente coincidir com o título do verbete e ser grafado em negrito. Sempre.
  2. ) O princípio geral dos projetos colaborativos wiki é sempre acrescentar conteúdo, não eliminar nem substituir, a não ser em casos de informações incorretas, interpretações ou nonsense, o que no jargão wiki é chamado de "lixo" e "vandalismo".
  3. ) A redação dos verbetes deve estar em estilo enciclopédico, sem conter passagens ou recursos textuais que façam propaganda, apologias, ofensas ou qualquer conteúdo que se mostre opinativo.
  4. ) O esmero com a língua portuguesa deve ser absoluto. A correcção ortográfica e gramatical deve ser nada menos que perfeita.
  5. ) Siglas e sinônimos menos usados para termos e nomes próprios devem ter redirects, ou seja, redirecionamentos, para o verbete de nome completo. Por exemplo, "SoMa" redireciona para Partido Socialista Marajoara. Para criar redirecionamentos, edite o verbete apenas com o seguinte conteúdo: Jogo-da-velha "redirect" (sem aspas e sem espaço antes) espaço abre-colchetes-duplos Título do verbete fecha-colchetes-duplos
  6. ) Quando houver conflito entre dois nomes (por exemplo, a Aquitânia micronacional e a Aquitânia região da França), deve ser criada uma página de desambiguação, que tenha links tanto para o título XXXXXXXX (micronação) quanto para o XXXXXXXX (macronação) ou similar. A prioridade é sempre para os nomes macronacionais. #) Lembre-se sempre de que a wikia Conlang é uma enciclopédia que se pretende universal, não aplicada a nenhuma língua específica. Portanto, todos os verbetes devem ser contextualizados e claramente identificados, indicando a qual conlang ou setor lingüístico se referem, de preferência categorizando cada verbete (ver as categorias já existentes). Portanto, nada de escrever um verbete sem dizer a qual conlang ou língua o texto diz respeito.
  7. ) Toda enciclopédia usa a linguagem de hipertexto, que é ligar os assuntos uns aos outros. Isso é especialmente fácil no sistema wiki. Basta grifar termos-chave entre colchetes duplos (abrindo à esquerda e fechando à direita) para inserir enlaces (links) internos entre os verbetes. Assim, aproveita-se a estrutura hipertextual e ajuda-se a fazer desta enciclopédia o mais rico material de pesquisa sobre glossopéia.
  8. ) Em resumo:
NÃO FAZER: "Formado por amigos, a Sociedade da Língua Verosiana já existe há mais de 6 meses e rapidamente se tornou uma dos mais populares da internet."
FAZER: "O verosiano é uma língua artística, criada em Abril de 2005 por Álvaro Geraldo e Rui Thomaz."

Mensagens e páginas de discussãoEditar

  1. ) As páginas de discussão dos verbetes servem para os usuários debaterem os conteúdos dos verbetes. Elas são especialmente úteis em caso de polémicas e controvérsias em relação ao tema. É de bom tom propor as mudanças na página de discussão antes de fazer alterações radicais.
  2. ) Já as páginas de discussão dos usuários são como message boards particulares. Cada usuário registrado na Conlang tem a sua. Para adicionar uma mensagem, vá até a página de discussão do usuário e clique no sinal de mais ( + ) na aba superior, ao lado de "editar".
  3. ) A resposta às mensagens entre usuários deve ser feita na página de discussão do remetente.
  4. ) Para assinar seus recados, use o botão de assinatura (o penúltimo na barra de ferramentas de edição, da esquerda para a direita).

Também no Fandom

Wiki aleatória