Fandom

Conlang

Deskris

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

O Deskris ou Multispeech é uma linguagem usada pelos ler, uma espécie (Metahomo novalis) de humanos geneticamente modificados, resultado de uma tentativa de criar uma raça de super-homens por volta de 2050, cuja saga é desenvolvida por Michael Anthony Foster em uma trilogia, constituída de Os Guerreiros da Madrugada (The Warriors of Dawn, 1975), Os Jogadores de Zan (The Gameplayers of Zan, 1977) e O Dia dos Klesh (The Day of The Klesh, 1979).

Os Jogadores de Zan se passa no século XXVI, quando os ler vivem em uma grande reserva na Terra e possuem língua e cultura próprias. Sua língua mais simples, usada no dia-a-dia, é chamada perdeskris ou singlespeech. Mas eles também usam uma língua chamada deskris ou multispeech, uma espécie de fala multidimensional e não-linear, possível apenas para alguns dos ler.

O deskris tem muitos modos e aspectos. Um deles é a transmissão de uma imagem diretamente de uma mente para outra, no qual o meio de transmissão é uma espécie de discurso, de voz, de som. Mas é um discurso que transcende altamente o código linear comum e os aspectos seletivos da linguagem tradicional, humana ou ler. Segundo o autor:

Numa linguagem de canal único [singlespeech], o sinal é de banda larga, um padrão de bandas de tons harmônicos, mudando levemente de freqüência; toda a estrutura é quebrada de vez em quando por estalidos agudos, quedas, assobios e combinações várias: vogais e consoantes, primeiras e últimas.
Mas, em multispeech, as bandas harmônicas são controladas individualmente e as quedas de tom registram-se em bandas separadas; só com uma concentração intensa funcionaria normalmente, pois não surgia do instinto: era aprendido. E da parte do receptor, submissão total.

Espécime Editar

(Usando o modo de discurso um-para-muitos e suprimindo os canais laterais)

- Espiões. dois. falam. agora. passado. diz. Eliya. procurar. ela &falar. eles @ &! fazer. agora. depressa. sim?
- Dois. aqui. saber. partes. &&. mesmo. agora. stop. + dois. aqui. fazer. linha. base & três. fazer. ela & perder. eles (!) (!)

Referências Editar

  • Foster, M. A. Os Jogadores de Zan. Publicações Europa-América, s/d.
Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar a Conlang wikia expandindo-o.

Também no Fandom

Wiki aleatória