FANDOM

O Eklektu é uma língua artificial construída a partir de elementos de várias línguas, incluindo latim, grego, espanhol, francês, alemão, holandês, inglês, russo, galês, hindi, finlandês, turco, árabe, chinês, japonês, tai, suaíli, jirrbal, cherokee, quéchua e muitas outras.

Na prática, a maior parte do vocabulário deriva de línguas indo-européias, mas o autor planejou introduzir mais palavras de famílias sub-representadas da África, Ásia, Austrália e Américas.

Fonética e escrita Editar

O Eklektu usa um alfabeto latino de 25 letras, excluído o Q. O C soa como /ʃ/, o J como /ʒ/, o x como /x/ e o y como /j/.

Duas vogais iguais juntas são separadas na pronúncia por uma oclusão glotal /ʔ/. Schwas (ə não acentuados) podem ser inseridos em encontros consonantais difíceis.

O acento cai na última sílaba se a palavra termina por consoante, ou na penúltima se termina por vogal. Para o propósito de determinar o acento, todas as vogais adjacentes são consideradas como pertencentes à mesma sílaba, mesmo que separadas por oclusão glotal.

Morfologia Editar

O vocabulário central do Eklektu consiste de dois tipos de raízes: principais e auxiliares. Há um número limitado de raízes auxiliares, mas as principais são potencialmente ilimitadas.

As raízes principais constituem a maior parte do vocabulário. Podem ser usadas como substantivos e algumas delas também funcionam como verbos. Por exemplo, kur significa tanto o substantivo "o correr", "corrida" quanto o verbo "correr".

As raízes auxiliares incluem preposições e sufixos que modificam o significado das raízes principais e descrevem sua função na frase.

Ligações externas Editar

  • Eklektu 96 [1]
Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar a Conlang wikia expandindo-o.

Também no FANDOM

Wiki aleatória