Fandom

Conlang

Folkspraak

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

O Folkspraak (de folk "povo", "gente" e spraak "língua") é um idioma artificial baseado nas línguas germânicas, das quais seria uma espécie de mistura. Pretende ser fácil de entender para as mais de 400 milhões de pessoas que as têm como língua materna e muitas outras que as têm como segunda língua (especialmente o inglês como língua de negócios).

Atualmente há diversos 'dialetos' do folkspraak, correspondentes às diversas 'versões' de como a língua deveria ser segundo cada grupo ou pessoa. Estas divergências afetam todas as áreas da língua, incluindo a gramática, o léxico e a ortografia. Não há consenso sobre como escrever o nome da própria língua: além de folkspraak, também se propõe folksprák, folksprahk, folksprak e versões com hífen, como folk-Spraak.

Apesar de tudo, procura-se conseguir algum tipo de consenso que acabe por conduzir a uma "versão oficial". A maioria dos dialetos propostos tendem a parecer uma espécie de holandês ou baixo alemão influenciado pelo inglês e, em menor medida, pelas línguas escandinavas. Deixa-se de lado a segunda mutação consonântica que separou o alto alemão do resto das línguas germânicas e o enorme número de palavras latinas e francesas que diluíram o caráter germânico do vocabulário inglês.

Folksprak Fůlkspræk
Onser Fader in de hemmen, Ůnsĕr Fadĕr ĭn đă ħemmĕn,
Werde heliget din nam, Werđĕ ħạlĭgĕt đin nam,
Kome din rik, Kwe°mĕ đin rik,
Geskehe din will, Găskeƕĕ đin wėll,
We in de hemmen, so up de erd. Ƕạw ĭn đă ħemmĕn, so ŭp đă erđ.
Gev ons hidag onser daglik brod. Geƀ ůns ħidag ůnsĕr dãglĭk brḁđ.
Ond fergev ons onser skuld, Ůnđ fĕrgeƀ ůns ůnsĕr skuld,
We ok wi fergev dem onser skulderen. Ƕạw ḁk wi fĕrgeƀ đĕm ůnsĕr skuldĕrĕn.
Ond led ons ne in fersøkung, Ůnđ led ůns ne ĭn fĕrsȍkung,
Aver etlos ons af de yvel. Aƀĕr ŭtlḁs ůns ăf đă ȕbĕl.
(Alls din is de rik (Alls đin ės đă rik
Ond de maht ond de herlikhed in eighed.) Ůnđ đă maħt ůnđ đă ħạrlĭkħạd ĭn ạwĭgħạd.)
Amen. Amĕn.

Ligações externasEditar

Também no Fandom

Wiki aleatória