FANDOM

Idiom Neutral é uma língua auxiliar internacional publicada em 1902 pela Academia da Língua Universal (Akademi Internasional de Lingu Universal) sob a liderança de Vladimir Karlovich Rozenberger, também conhecido no Ocidente como Waldemar Rosenberger, engenheiro de São Petersburgo.

O Idiom Neutral começou como uma tentativa da Kadem bevünetik volapüka ("Academia Internacional de Volapuque"), dirigida por Rosenberger, de reformar o volapuque para torná-lo mais capaz de competir com o Esperanto. Entretanto, a reforma tornou-se tão radical que acabou por originar uma linguagem completamente diferente e o nome da Academia foi modificado. Chegaram a ser publicados nessa língua dicionários, uma gramática e um periódico, Progres, além das circulares da Academia.

Em 1907, Rosenberger, em cooperação com Edgar de Wahl, futuro criador do Occidental, iniciou uma reforma do Idiom Neutral. Mesmo assim, em 1908 a Academia decidiu optar pelo Latino sine flexione de Giuseppe Peano e passou a chamar-se Academia pro Interlingua, o que virtualmente encerrou a curta carreira do Idiom Neutral.

Apesar disso, Rosenberger, em 1912, publicou sua proposta de reforma, que chamou de Reform Neutral, mais próximo das línguas latinas. Outras tentativas de reforma partiram do estenógrafo Jules Meysmans em 1909 (Idiom Neutral Modifiket) e do luxemburguês J.B. Pinth em 1912 (Idiom Neutral Reformed), mas nenhuma delas logrou ressuscitar o interesse pela língua.

Exemplos de Idiom Neutral Editar

Publikasion de idiom neutral interesero votr filio, kel kolekt postmarki, kause ist idiom es lingu praktikal pro korespondad ko kolektatori in otr landi.

A publicação do idiom neutral interessa a seu filho que coleciona selos, pois este idioma é uma língua prática para correspondência com colecionadores de outros países.

Pai-Nosso: (versão original, de 1902)

Nostr Patr, kel es in sieli,
ke votr nom es sanktifiked;
ke votr regnia veni;
ke votr volu es fasied
kuale in siel tale et su ter.
Dona sidiurne a noi nostr pan omnidiurnik,
e pardona a noi nostr debiti
kuale et noi pardon a nostr debtatori
e no induka noi in tentasion
ma librifika noi da it mal.

Pai-Nosso: (versão reformada, de 1907)

Nostr Patr, qui es in cieli.
Que votr nom es sanctificat,
que votr regnia veni.
Que votr voluntat es facit
quale in ciel tale anque su terr.
Dona nos hodie nostr pan quotidian,
e pardona nos nostr debti
quale anque noi pardona nostr debenti
e non induca nos in tentasion
ma librifica nos da it mal.

Ligações externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória