FANDOM

Itrani, ou mais precisamente I-runise ne-Tranon "A língua dos Tran", é a língua do povo Tranon e a língua oficial do Império Itrani e suas muitas dinastias. Usada em toda a extensão do império e também em muitos reinos e estados que estiveram sob sua imensa influência cultural, o Itrani é falado por 125 milhões de pessoas dentro dos atuais domínios da dinastia Lein, bem como por muitos no exterior e é usado em toda a região como lingua franca de comércio.

História (ficcional) Editar

O Itrani pertence à família lingüística Anaman-Meidorien, que consiste de muitas línguas faladas no vale Meidorien e no sul do subcontinente de Itrandimir. Relaciona-se com muitas linguagens meridionais como Avami e Tivenakari, especialmente a primeira, com a qual partilha cerca de 20% do seu vocabulário.

É também considerada a primeira língua da subfamília setentrional ou Mendorien. De acordo com suas lendas sobre uma grande Marcha para o Norte, os Itrani foram forçados por alguma catástrofe a procurar um novo lar e acabaram por abrir à força seu caminho para as terras do vale Mendorien. A língua originou-se do sul mas, com a migração dos Tranon, sua família lingüística espalhou-se para o norte, nas Planícies Distantes e dividiu-se em muitas outras línguas diferentes.

Quanto ao Itrani propriamente dito, as provas de sua origem meridional estão na abundância de palavras para plantas que não crescem no vale Meidorien, mas se originam das vastas florestas que formam as cabeceiras do Anaman. Além disso, foram encontradas e preservadas, em áreas onde hoje se fala o Avami, muitas inscrições e estelas na antiga escrita Itrani, cujos estilos artísticos são contemporâneos ou anteriores às mais antigas estelas encontradas na região do vale Meidorien.

De acordo com a lenda "O Primeiro Rei do Rio-Mar (o Meidorien) foi Sura, de sangue prateado (isto é, de nascimento real). Ele herdou de seu pai o naiva (um antigo símbolo real) e o povo, mas estava então sem terra". Isto implica, portanto, a existência de um reino de falantes do Itrani antes mesmo dos dias do rei Sura, que teria governado por 67 anos e iniciado seu reinado 1.697 anos antes da fundação do império.

Fonologia e escrita Editar

A escrita do Itrani, conhecida simplesmente como Sakors, ou seja, "escrita", é um abugida, assim como o Devanagari em nosso mundo. Cada símbolo para consoantes serve na realidade como uma sílaba com uma vogal inerente, que para o Itrani é "e".

O Itrani é uma linguagem CV(V) ou seja, às vezes duas vogais podem ser unidas à mesma consoante para formar um ditongo.

Sintaxe Editar

O Itrani é uma língua SOV, do tipo ergativo-absolutivo e é uma língua analítica.

Léxico Editar

  • Encosta: Shiamo
  • Fogo: Vagha
  • Ilha: Tumide
  • Lago: Rahou
  • Montanha: Hakham
  • Rio: Visere
  • Rocha: Khad
  • Mar: Aore
  • Ladeira: Baira
  • Água: Shuri
  • Vento: Hesuim

Numerais Editar

...

A língua ainda está em construção, em breve mais sobre ela.

Obtido em "http://pt.conlang.wikia.com/wiki/Formit%C3%ABe"

Ligações externas Editar

  • Conlang Wikia (Inglês) - Itrani [1]

Também no FANDOM

Wiki aleatória