FANDOM

G JohanMartinSchleyer1831-1912.gif

O prelado Johann Martin Schleyer

G JohanMartinSchleyer-in-garb.jpg

Schleyer em trajes de sacerdote

Johann Martin Schleyer (10 de julho de 1831 - 16 de agosto de 1912), foi o padre católico alemão que inventou o volapuque. Oficialmente, seu nome era "Martin Schleyer"; o "Johann" foi acrescentado por ele em homenagem ao padrinho.

Schleyer nasceu em Oberlauda, no então grão-ducado de Baden. Segundo seu relato, a idéia de uma língua internacional surgiu de uma conversa com um de seus paroquianos, um camponês alemão semiletrado, que não conseguia enviar cartas para o filho que emigrara para os Estados Unidos porque o correio daquele país não conseguia ler os envelopes escritos pelo pai.

Foi ordenado sacerdote em 1856. De 1867 a 1875, serviu em Krumbach, perto de Messkirch. No final desse período, foi preso por quatro meses por pregar contra o socialismo durante a Kulturkampf, enfrentamento entre o governo da Alemanha recém-unificada sob a liderança do primeiro-ministro Otto von Bismarck e a Igreja Católica que durou de 1871 a 1878.

De 1875 a 1885, foi cura da paróquia de São Pedro e São Paulo em Litzelstetten. Mais tarde, escreveu que os sete primeiros anos em Litzelstetten estiveram entre os mais felizes da sua vida.

Nessa época, era editor da revista Sionsharfe, devotada principalmente a poesia católica. Em maio de 1879, publicou um artigo sobre o volapuque nessa revista. Esse esboço foi seguido por um livro completo em 1880. Sua língua difundiu-se amplamente, gerando novos clubes por toda a Europa. Depois de 1885 Schleyer teve de retirar-se de seus deveres pastorais por problemas de saúde, embora seu envolvimento com o movimento volapuquista tenha continuado por mais alguns anos, até este se desagregar.

Em 1894, o papa Leão XIII o nomeou prelado papal.

No verão de 2001, iniciou-se em Litzelstetten um movimento para beatificar Schleyer.

Hans Martin Schleyer Editar

Hanns Martin Schleyer, líder empresarial alemão sequestrado e morto pela Fração do Exército Vermelho em 1977, era bisneto de um irmão de Johann Martin Schleyer. Havia sido militante nazista e tenente da SS de 1933 a 1945 e permaneceu três anos como prisioneiro dos aliados antes de se tornar, nos anos 60, presidente da federação dos empresários alemães e da federação industrial e figura-chave do partido conservador CDU.

Ligações externas Editar

  • Auxilingua project - Johann Martin Schleyer[1]

Também no FANDOM

Wiki aleatória