FANDOM

Língua criada por Melissa Augusta, simplesmente como passatempo, não tendo um cenário próprio onde fosse usada. A autora, na época da criação do idioma, era uma criança, tendo em torno de 10 anos, sem conhecimento prévio de outros idiomas além do Português, mas foi capaz de desenvolver uma fonologia, escrita, e gramáticas com detalhes e funcionamento um tanto diferentes de sua língua nativa, mas com correspondentes em línguas reais, o que torna o Katala um fenômeno interessante. Hoje, é um idioma abandonado.

Possuía um sistema numérico de base 5, e uma um sistema de derivação de plurais através de inflexão, como em harwan "pimenta rosa", plural haryan "pimentas rosas".

A fonologia incluía uma consoante silábica retroflexa, transliterada como r, enquanto que o [r] toque, como o do Português, era transliterado rh; as duas podem ser vistas juntas como exemplo no termo urhr "um, 1". A fonologia tinha restrições, que davam algo do estilo do idioma: faltavam as vogais [o] e [i], existindo apenas [a], [e] e [u].

Página externa:Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória