FANDOM

A Língua Dinamica Real Uiraka ou Fala Dinãmica Real Uiraka é uma lingua dinâmica real ou fala dinâmica real (antes língua experimental) proposta pelo linguista diversificado, falaiko ou lingüista Jairo Galindo em 1995, na tese de doutorado Análise contrastiva sincrônica do sistema fonológico do português do Brasil e do castelhano da Colômbia. É basicamente uma proposta a partir da fala falada da Língua Castelhana da Colombia contemporânea, com o intuito de tornar mais fácil o seu uso e aprendizado pela comunidade falante nativa ou por comunidade falante não nativa como segunda lingua. O nome Uiraka segundo o autor, vem da Língua Chibcha, lingua aborígine americana da Colômbia, e significa "cabeça de amplos horizontes". Fonética e escrita A Língua Uiraka oral é composto por 22 fonemas, 17 dos quais são consonânticos e 5 vocálicos. editar Fonética e escrita O Uiraka oral é composto por 22 fonemas, 17 dos quais são consonânticos e 5 vocálicos.

Consoantes Editar

/p/, /b/, /m/, /f/, /v/, /t/, /d/, /s/, /r/,/r/, /l/, /n/, /ʃ/, /ʒ/, /ɲ/, /k/, /g/, /x/ A consoante /r com ~/ é o "rr" vibrante múltiplo alveolar sonoro. O autor criou a letra especial para este caso, não podendo ser representada aqui. Os fonemas /tʃ/, /ɲ/ são representados por letras especiais, não reproduzidas aqui.

Vogais Editar

/a/, /e/, /i/, /o/, /u/

Abexedário Editar

grafemas (letras) 	nomes dos grafemas

a a b be ts* xe d de e e f fi g gue i i j re k ka l la m mi n ne ɲ * nha o o p pe r ra r ~ rre s sa t te u u y ge (*) Letras criadas pelo autor que não são representáveis em Unicode e, por isso, foram aqui substituídas pelos símbolos correspondentes do Alfabeto Fonético Internacional. O único acento usado é o agudo, que é opcional. Deve ser usado quando "o acento, além de ter função distintiva, é distintivo para o autor da mensagem uiraka. Por exemplo, polonio (Polónio), (...) por todos nós conhecido versus polonío, (...) que o autor quer que seja reproduzida". [editar] Grupos de fonemas vocálicos /ua/, /ue/, /uo/, /u/i, /ia/, /ie/, /io/, /iu/, /au/, /eu/, /ou/, /ai/, /ei/, /o/i /iai, /uai/, /uei/ Todos esses grupos são realizados como hiatos, ou seja, cada vogal é uma sílaba separada: não há ditongos nem tritongos. [editar] Grupos de fonemas consonantais /br/, /bl/, /kr/, /kl/, /kt/, /ks/, /dr/, /fr/, /fl/, /gr/, /gl/, ld/, /ls/, /nb/, /nd/, /n/f, /ng/, /nk/, /nm/, /nn/, /np/, /ns/, /nt/, /rb/, /rd/, /rk/, /rm/, /rs/, /rt/, /sl/, /sk/, /sp/, /st/, /tr/, /tl/ [editar] Divisão de sílabas Monossílabos: a, e, i, o, u, li, li, es, bi, ya, kal, kon, los, lus, mes, pan, por, sol, etc.

Também no FANDOM

Wiki aleatória