FANDOM

Língua aglutinante é uma língua na qual a tendência à aglutinação é acentuada, em contraste com as línguas flexivas, também chamadas flexionais ou fusionais e as línguas analíticas, também chamadas isolantes.

Línguas aglutinantes costumam ter grande quantidade de termos enclíticos que, no uso diário, podem ser separados do radical pelos falantes.

Essa classificação foi introduzida por Wilhelm von Humboldt em 1836, mas hoje é julgada inadequada, porque a aglutinação é um fenômeno que pode acontecer em qualquer língua. É o caso do português, que é uma língua flexiva, mas faz amplo uso de sufixos e prefixos, como em “en + gaiola + ar”.

Exemplos de línguas aglutinantesEditar

Na Europa, as línguas aglutinantes mais conhecidas são as Línguas Fino-Ugrianas, principalmente o Finlandês, o Estoniano e o Húngaro. Possuem expressões altamente aglutinadas no uso diário, e a maioria das palavras são, no mínimo, bissílabas.

Informação gramatical expressa por preposições em línguas indo-europeias são, muitas vezes, dadas por sufixos. Por exemplo, o finlandês talo-ssa-ni-kin significa "na minha casa, também". Essas podem ser bem complicadas. O finlandês epä-järje-st-el-mä-lli-s-yys tem o radical järki, "razão", "sentido", e consiste de negativo-razão-causal-freqüentativo-nominal-adesivo-"relativo a"-"propriedade", e significa "a propriedade de ser assistemático", "assistematicalidade".

A aglutinação é usada de forma intensa nas línguas de alguns povos indígenas das Américas, como no Inuktitut, no qual uma palavra pode conter morfemas suficientes para expressar significados que seriam sentenças complexas em outras línguas.

O japonês é também uma lingua aglutinante, adicionando informações tais como negação, voz passiva, tempo pretérito, grau honorífico e causalidade na forma verbal. Exmplos comuns seriam 働かせられたら hatarak-ase-rare-tara "Se ele(a) tivesse vindo ao trabalho..." e 食べたくなかった tabe-ta-ku-na-katta "(Eu) Não quis comer".

O coreano é também aglutinante, adicionando as mesmas informações que o japonês. Exemplos comuns: 먹고 싶지 않았다 mok-go-sip-ji-aan-aat-da "(Eu) Não quis comer".

O turco é outra lingual aglutinante: a expressão Avustralya-lı-laş-tır-a-ma-dık-lar-ımız-dan-mı-sınız? é pronunciada como uma só palavra em Turco, mas pode ser traduzida em Português como “Você é um daqueles que não pudemos fazer tornar-se Australiano?”.

Muitas línguas construídas são também aglutinantes, mais notadamente o Esperanto.

Também no FANDOM

Wiki aleatória