FANDOM

Lingua analítica ou isolante é uma língua na qual a maior parte dos morfemas são livres, são palavras com significado próprio. Pelo contrário, numa língua sintética as palabras compõem-se de morfemas aglutinados ou fundidos para denotar seu caráter sintático.

O mandarim é o exemplo mais clássico de lingua analítica. Por exemplo:

Todos os meus amigos querem comer ovos.
朋友
depéngyoumendōuyàochī dàn
Eupossessivoamigopluraltodoquerercomerovo

Tal como se observa no exemplo, quase sempre uma sílaba corresponde a um conceito. Já o português emprega vários sufixos para marcar, por exemplo, número/-s/ e género /-o-/ em substantivos e determinantes; pessoa em determinantes e verbos; assim como no verbo marcam aspecto, número, modo e tempo.

Além do mandarim e demais línguas chinesas, há muitas outras línguas analíticas no Sudeste Asiático, como o tai e o vietnamita. Várias línguas construídas são também analíticas, mais notadamente a Interglossa, a Glosa, o Europeano e o Frater.

Características das linguas analíticasEditar

A ordem das palavras nas línguas analíticas é governada por regras sintáticas muito estritas e elaboradas, pois as palavras não contam con marcas morfológicas para mostrar o seu papel sintático. Por exemplo, o mandarim e o inglês usam a ordem das palavras para mostrar a relação sujeito-objeto. O mandarim também emprega a ordem das palavras para mostrar se um artigo é determinado ou indeterminado, a relação entre rema e tema, o papel dos advérbios (se são descritivos ou contrastivos) etc.

Ademais, as linguas analíticas dependem bastante do contexto e de consideracións pragmáticas para interpretar a informação da oração, já que não especificam a concordancia e referencialidade entre distintas partes da oração no mesmo grau que as sintéticas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória