FANDOM

Senso específicoEditar

Lingua Franca (sem acento no 'i') (vinda do latim significa Língua Franca), também conhecida como Sabir, é uma mistura de italiano com um amplo vocabulário emprestado do persa, francês, grego e árabe. Essa língua mista foi usada para comunicação e como língua diplomática nas costas do Mediterrâneo no Oriente Médio, ao longo da Idade Média e no início da Idade Moderna. A descrição genérica "lingua franca" desde então tornou-se comum para qualquer língua usada por falantes de diferentes linguagens para comunicar-se entre si. Alguns exemplos de Sabir foram preservados na comédia de Molière O Burguês Fidalgo.

Senso geralEditar

O termo lingua franca se refere geralmente a uma língua aprendida, além de seus falantes nativos, para o comércio internacional e outras interações mais extensas. Adquiriu este sentido por extensão da língua específica descrita acima. No Império romano e no milênio seguinte a lingua franca foi o grego no oriente e o Latim no ocidente. O francês serviu de lingua franca em seguida, sendo a língua da diplomacia na Europa a partir do século XVII, e por isso ainda é a língua de trabalho de instituições internacionais e é visto em documentos variando de passaportes a correio aéreo. O alemão serviu de lingua franca em grande parte da Europa durante os séculos XIX e XX, especialmente em negócios. O inglês é a lingua franca atual no mundo dos negócios internacionais no ocidente e na diplomacia.

Em outras regiões do mundo, outras línguas têm o papel de lingua franca: KiSwahili na África oriental, russo nas regiões da antiga União Soviética, Hindi (junto com o inglês) na Índia, Urdu no Paquistão (também junto com o inglês), malaio no sudeste asiático, Bislama nas ilhas do Pacífico e várias línguas crioulas em outros lugares e épocas.

O português serviu de lingua franca na África e Ásia nos séculos XV e XVI.

O Chinês Mandarim também tem a função de prover uma língua falada comum entre os chineses que falam diversos dialetos ininteligíveis entre si.

Também no FANDOM

Wiki aleatória