Fandom

Conlang

Marc Okrand

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

O lingüista Marc Okrand (pronuncia-se [mɑɹk ˈoʊˌkɹænd]), especialista em línguas ameríndias estadunidenses, criou as línguas artísticas Klingon e Atlanteano.

Okrand foi contratado pela Paramount Pictures para desenvolver a língua e instruir os atores de "Star Trek II: A Ira de Khan”, “Star Trek III: Em busca de Spock”, “Star Trek V: A Fronteira Final”, “Star Trek VI: A Terra Desconhecida” e “Star Trek: A Próxima Geração”.

Seu primeiro trabalho no cinema foi dublar diálogos em vulcano, para A Ira de Khan, depois que os atores foram filmados falando em inglês.

Okrand previamente trabalhou com linguas indígenas estadunidenses. Em 1977, sua dissertação de doutorado da Universidade da Califórnia foi sobre a gramática de mutsun, um dialeto da família Ohlone, pertencente à extinta língua Utian, outrora falada nas áreas centrais da costa norte da Califórnia.

Okrand lecionou lingüística na universidade da Califórnia em Santa Barbara de 1975 a 1978. Mais recentemente, Okrand criou o Atlanteano para o desenho Atlântis, da Disney.

Ligações externasEditar

Também no Fandom

Wiki aleatória