FANDOM

Moa é um mundo ficcional, criado para dar base ao enredo da saga de ficção científica escrita pelo brasileiro Flavio Rebello. Nesta saga de ficção científica, a Terra é visitada por humanos que vivem em um outro mundo, chamado Moa.

Moa, nessa história, é o quarto mundo de um sistema solar com sete planetas. Este sistema solar está localizado a algumas centenas de anos-luz da Terra. Abaixo se vê um mapa de Moa, com indicação de onde estariam as linhas do Equador e dos Trópicos.

Moa1.gif

Mapa de Moa, com Equador e Trópicos

Com aproximadamente 3/4 do tamanho da Terra, Moa tem atmosfera, clima, mares, vegetação e animais muito parecidos com nosso planeta.

Continentes e MaresEditar

Moa2.gif

Mapa de Moa: continentes e mares

Moa possui três mares (dois oceanos e um mar) e quatro continentes (há controvérsias sobre o número de continentes):

  • 1) Mar Interior - oceano relativamente pouco profundo, com grande tráfego de navios
  • 2) Mar Exterior - oceano mais profundo de Moa; é pouco usado para transporte de bens e mercardorias
  • 3) Mar Pequeno - mar mais raso de Moa, muito usado no transporte de mercadorias e comércio
  • 4) Oío - o 'continente masculino'
  • 5) Tôi - o 'berço da civilização humana' em Moa
  • 6) Aía - o 'continente feminino'
  • 7) Sid - o continente da 'luz do mundo' (não é unânime entre os pesquisadores que Sid deva ser considerado um continente à parte)

Tipos de sociedades em MoaEditar

Moa3.gif

Mapa de Moa: Sociedades

Na Terra um dos principais fatores que movimentou (e ainda movimenta) a roda da História é a questão racial. Isso pode ser natural neste planeta, que abriga os mais diversos tipos físicos humanos. Em Moa, porém, há uma certa unidade racial, o que desqualificou esta questão como principal motor da História deste mundo. Mas mesmo a coesão racial não evitou que os povos de Moa travassem terríveis batalhas, conquistassem e pilhassem ao longo dos anos, pois um novo fator marcou definitivamente o desenvolvimento das diversas sociedades do planeta - o controle social por um dos dois gêneros sexuais, feminino ou masculino. Por sua evolução histórica única, em Moa há países, nações matriarcais ('femininas') e patriarcais ('masculinas').

Também no FANDOM

Wiki aleatória