FANDOM

FonéticaEditar

GramáticaEditar

PartículasEditar

As partículas são os modificadores essenciais, elas tem o poder de flexibilizar o verbo, substantivo ou a oração como uma toda. As partículas sempre vem antes ou depois, dependendo de sua classificação.

  1. Verbal - Partículas verbais  são particulas que modificam os verbos, complementam podem ser substituídos por eles, as partículas sempre vem acompanhadas ao verbo principal, algumas dessas partículas são obrigatórias, e outras opcionais, como as de intensificadoras e as neutras, que não alteram o significado numa oração simples, mas pode substituir o verbo como um todo. Entre os verbais há:
    1. Presente: -iva - Essa partícula é o presente, essa partícula é opcional neutra, podendo ou não aparecer, essa partícula ela tem a função de substituir verbos em situações para evitar repetição verbal constante no presente. Ex.: Ni Deu (estar) = Ni Deu-iva
    2. Passado: -apa - Essa partícula é o passado simples, essa partícula é obrigatória, pois é temporal e sempre vem após os verbos. Ex.: Ni Deu (Eu estou) -> Ni Deu-apa (eu estava). Pode substituir o verbo cujo recebeu a partícula caso continue no mesmo tempo verbal, para evitar repetição dos verbos.
    3. Futuro: -viu - Essa partícula é o futuro simples simples, essa partícula é obrigatória, pois é temporal e sempre vem após os verbos. Ex.: Ni Deu (Eu estou) -> Ni Deu-viu (eu Estarei). Pode substituir o verbo cujo recebeu a partícula caso continue no mesmo tempo verbal, para evitar repetição dos verbos.
    4. Interrogativa: até-

OrtografiaEditar

DicionárioEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória