FANDOM

O Riismo é uma proposta de modificação do Esperanto que tornaria simétrico o tratamento dos gêneros, recorrendo a pronomes de gênero comum e de linguagem não sexista. Foi apresentada pelo manifesto Prezento de Riismo, datado de 5 de julho de 1994 e assinado pelos britânicos Edmund Grimley Evans, Mark Rison e Marianne Welle, pelos estadunidenses B. Robert Helm e Marko Rauhamaa e pelo alemão Konrad Hinsen.

PropostaEditar

  • O pronome ri (ele ou ela) substitui os pronomes li (ele) e ŝi (ela). Os pronomes li e ŝi seriam abandonados.
  • O sufixo -iĉ- (masculino) é usado simetricamente com o tradicional sufixo -in- (feminino) para especificar ou enfatizar o sexo quando necessário.
  • Todos os substantivos sem os sufixos -iĉ- ou -in- são epicenos (sem gênero). Entretanto, se houver risco de confusão, pode-se indicar especificamente a ausência de gênero com o prefixo ge-.

Por exemplo, um dentisto pode ser tanto um dentistiĉo (masculino) uma dentistino (feminino); um (ge)patro (pai ou mãe) pode ser um patriĉo (pai) ou uma patrino (mãe).

CríticasEditar

A abolição dos pronomes sexuados foi considerada excessiva pelos defensores do Esperanto padrão, que o consideram úteis.

Críticos da proposta do riismo também apontaram que o Esperanto padrão já tem um pronome neutro, ĝi. Tem sido usado apenas para seres inanimados, mas isso se deve à influência indevida do inglês it, mas o próprio Zamenhof especificou que ele poderia ser usado também para indicar pessoas sem especificar o sexo. Seria necessária apenas uma mudança estilística, não gramatical.

O pronome ri também foi criticado por se confundir com o início de muitos verbos; ri gardas (ele/ela guarda) pode ser tomado por rigardas (olha), ri petas (ele/ela pergunta) por ripetas (repete). Sugeriu-se substituir ri por gi ou hi, para eliminar essa dificuldade.

Ligações ExternasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória