FANDOM

Riograndais (pronunciado como [rioɣranðais] em riograndais e conhecido como riograndês ou língua riograndesa em português) é uma língua românica criada pelo brasileiro André Pereira Justiniano (também conhecido como Redwars22). Ela possui uma morfologia relativamente simples e que não difere muito da língua portuguesa, e é quase idêntica, em especial, à morfologia da língua catalã. Substantivos e adjetivos flexionam-se por numero e gênero, e os verbos flexionam-se por tempo, modo, aspecto, número e pessoa. A sintaxe da língua riograndesa é parecida com a das outras línguas românicas, e ordem das palavras geralmente é sujeito+verbo(verbo principal + verbo auxiliar}+complemento{objeto direto + objeto indireto}, mas nada impede que frases na ordem sujeito+objeto+verbo sejam construídas, porém elas não são tão comuns e são vistas com mais frequência na linguagem literária.

Fonologia, Fonética, Ortografia e Pronúncia Editar

Fonologia e Fonética Editar

Todas as palavras em riograndês, assim como no português e em qualquer outro idioma, possui fonemas que formam sílabas e formam palavras. Veja abaixo o inventário de fonemas da Língua Riograndesa:

Consonants Bilabial Labio-

dental

Dental Alveolar Palato-

Alveolar

Palatal Labio-

velar

Velar
Nasal m       n            
Oclusiva p                k
Fricativa β f v θ ð s ʃ ʒ       x ɣ
Lateral          l    ʎ      
Aproximante                j w   
Vibrante          r           

Há 20 consoantes na Língua Riograndesa e 9 vogais:

Vowels Front Central Back
Close i    u
Close-mid e    o
Mid    ə   
Open-mid ɛ    ɔ
Open a    ɑ

Atenção! Ao contrário do português, em riograndais não há vogais nasais. Então, as consoantes m e n ao precederem as vogais, devem ser pronunciadas claramente.

Ortografia, Regras Ortográficas e Regras de Acentuação Gráfica Editar

O alfabeto usado para escrever a Língua Riograndesa possui 22 letras: Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Ll Mm Nn Oo Pp Rr Ss Tt Uu Vv Xx Zz. Como o número de fonemas é maior que o número de letras disponíveis (29 fonemas no total), há dígrafos e acentos gráficos. As letras que causam confusão no português, tais como c/s/ss/ç, não causam confusão, pois representam fonemas distintos em Riograndês.

As regras de acentuação, por outro lado, são mais fáceis que as do português. Em riograndês, a sílaba tônica é sempre a que possui uma vogal aberta ou a que possui a sílaba mais forte. Todas as vogais abertas devem ser acentuadas para distinguí-las das fechadas. Veja abaixo as principais regras de acentuação:

  1. I e U x Ï e Ü:
  2. A vs À:
  3. E, É e È: a letra e não acentuada possui o som de um schwa //, a letra é possui o som fechado // e o è possui um som aberto //.
  4. Ò:

Flexão Nominal Editar

Em riograndais, os nomes (adjetivos e substantivos) flexionam-se por gênero (masculino e feminino) e número(singular e plural). O gênero masculino é geralmente marcado pelo morfema zero -∅, já o gênero feminino é marcado pelos morfemas -e ou -a. O plural é marcado pelo morfema -s. Veja abaixo exemplos da flexão para adjetivos e substantivos regulares:

- Flexão Nominal Flexão Adjetival
xat(gato) amerèïll(amarelo)
Singular Plural Singular Plural
Masc. xat xats amerèïll amerèïlls
Fem. xate xates amerèïlle amerèïlles

Para adjetivos, há ainda o superlativo absoluto sintético, formado com os morfemas -íssem ou -érrim. e é possível ser formado com praticamente qualquer adjetivo da língua.

Artigos Editar

Em riograndais, assim como em português, há artigos definidos e indefinidos. As suas respectivas flexões são usadas abaixo. Lembrando que assim como no português, os artigos concordam em gênero e número com o substantivo que eles modificam.

Definido Indefinido
Singular Plural Singular Plural
Masc. el(l'), le(l') els/los un uns
Fem. la(l') les une unes

Lembre-se que: nem sempre um substantivo em riograndais tem o mesmo gênero que o seu correspondente em português. Portanto, a única maneira de saber o gênero de um substantivo é decorando-o.

Exemplos:

La ànimall* és grande = o animal é grande

El càn és gran = o cachorro é grande

*Neste caso, a palavra ànimall parece ser uma palavra masculina, mas em riograndais é um substantivo feminino. Outros exemplos de substantivos heterogenéricos são la aüe (o pássaro), la pïolle (o piolho), el nin (a criança) etc...

Numerais Editar

Os numerais 1 e 2 em riograndais, assim como em português, concordam em gênero com o substantivo ao qual eles se referem. Os números cardinais de 1 a 10 em riograndais são:

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

Pronomes Editar

Pronomes Pessoais Editar

Os pronomes pessoais em riograndais funcionam da mesma maneira que no português e possuem 4 casos: nominativo, acusativo, genitivo e dativo. As formas nominativas dos pronomes pessoais raramente são usadas, pois a flexão do verbo já as indica. Os pronomes pessoais são:

Retos Oblíquos Possessivos
Nominativo Acusativo-Dativo Genitivo
Singular Plural Singular Plural Singular Plural
1ª pessoa jo nosalter em, me ens, nos mon, mons nostre, nostra, nostres
2ª pessoa tu vosalter et, te us, vos ton, tons vostre, vostra, vostres
3ª pessoa masculino ell ells le els son, sons sons
feminino elle elles la les
neutro on ho
reflexivo es

Flexão Verbal Editar

Em riograndais, verbos expressam estado, ação ou fenômenos da natureza e possuem flexões de acordo com as seguintes categorias:

  • Tempo: passado, presente e futuro;
  • Número: singular e plural;
  • Pessoa: primeira, segunda e terceira;
  • Modo: indicativo, subjuntivo e imperativo;
  • Aspecto: perfectivo e imperfectivo (são distinguidos somente no passado como pretérito perfeito e pretérito imperfeito);
  • Voz: ativa e passiva;

Formas finitas Editar

modo tempo singular plural
indicat. pessoa Jo Tu Ell Nosaltre Vosaltre Ells
pres. parlo parles parle parlems parlets parlent
pret. imp. parlava parlaves parlave parlavems parlavets parlavent
perf. parléü parl parl parlons parlents parlens
fut. parlaré parlaràs parlarà parlerems parlerents parleront
subj. pres. parle parlas parla parlams parlats parlant
pret. parlesse parlessas parlessa parlessems parlessents parlessont
imp. parlai parlate
cond. parleria parlerias parlerie parleriems parleriets parlerient

Alguns verbos terminados em -er tem a primeira pessoa do presente singular irregular. Por exemplo:

Tener > tenc tenes tene tenems tenets tenent

Comprener > comprenc comprenes comprene comprenems comprenets comprenent

Literatura e Outros Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória