Fandom

Conlang

Rokti

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

O rokti é uma conlang a priori, em fase de criação por Eduardo Dobay.

Escrita Editar

O rokti tem um alfabeto próprio, mas na transcrição para o alfabeto latino são usadas as seguintes letras:

A B Č D E F G H I J K L M N O Ö P R S Š T U Ü V Y Z Ž

As vogais A, O, U são pronunciadas como suas correspondentes no AFI. As demais são pronunciadas como a seguir:

Vogal Fonema
e /e/, ou eventualmente /ɛ/
i /i/, ou /j/ (semivogal) quando acompanhado de outra vogal
ö /ø/
ü /y/

As consoantes são pronunciadas como suas contrapartes no AFI, com exceção destas três:

Consoante Fonema
č /tʃ/
š /ʃ/
ž /ʒ/

Morfologia Editar

Numerais Editar

A cultura rokti usa um sistema de numeração decimal, mas adota algarismos próprios, diferentes dos arábicos; uma das diferenças é que há algarismos distintos para potências de dez, como 10, 100, 1000, etc.

  • 0 - lapsa
  • 1 - hai
  • 2 - bet
  • 3 - mon
  • 4 - fül
  • 5 - šok
  • 6 - hem
  • 7 - žal
  • 8 - rok
  • 9 - tol
  • 10 - ekki
  • 100 - henki
  • 1 000 - nagi
  • 10 000 - tuoki
  • 100 000 - šahit
  • 1 000 000 - pahait
  • 1 000 000 000 - nanait
  • 1 000 000 000 000 - pervit

Usando os algarismos, há duas maneiras de escrever os números: a tradicional, na qual números são escritos como combinações das várias potências de dez (por exemplo, 9547 = 9×1000 + 5×100 + 4×10 + 7 é escrito com os símbolos 9 1000 5 100 4 10 7), e a moderna, que imita nosso uso, apenas trocando os símbolos.

Por extenso, os números são sempre escritos como combinações das potências de dez, de acordo com as seguintes regras:

  • as unidades são sempre escritas após seus multiplicadores e unidas a eles sem espaço ou hífen — 400 vira henkifül (literalmente, "100 4"). Quando o multiplicador for 1, ele é geralmente omitido, a menos que seja necessário eliminar ambigüidades ou se queira enfatizar o multiplicador.
  • os elementos são escritos do maior para o menor, unidos por hífen. Assim, 2400 fica nagibet-henkifül.

Os números de 11 a 19 são os únicos que desviam desse padrão, sendo escritos como [unidade]ekkin, ou seja, inverte-se a ordem e adiciona-se o sufixo -n. Isso também ocorre quando esses numerais são adicionados a outros: 2511 fica nagibet-henkišok-haiekkin.

Também no Fandom

Wiki aleatória