FANDOM

A Romanica é uma linguagem construída criada por Josu Lavin em maio de 2001 a partir de elementos comuns às línguas latinas.

Depois da queda do Império Romano, os vários dialetos regionais do latim vulgar divergiram até se tornarem mutuamente incompreensíveis, transformando-se nas modernas línguas latinas, mas seus vocabulários e estruturas gramaticais ainda são muito similares.

A Romanica une esses elementos em um idioma completo, parcialmente compreensível a qualquer um que conheça uma das línguas que lhe serve de fonte. Pode ser considerada um denominador comum das linguagens derivadas do latim vulgar. Segundo seus proponentes, qualquer estudo prévio de Romanica facilita muito o estudo de qualquer das línguas latinas.

O vocabulário da Romanica é baseado em The Interlingua - English Dictionary (IED), publicado pela International Auxiliary Language Association (IALA) em 1951. Conseqüentemente, a Romanica assemelha-se à Interlingua em muitos aspectos. Entretanto, seus proponentes dizem que a Romanica é uma língua distinta e não apenas uma variante da "Interlingua de IALA". É menos influenciada pelo inglês e tem menos empréstimos de línguas não latinas.

A gramática é derivada de elementos comuns às línguas latinas: adjetivos concordam em número e gênero com seus substantivos, verbos são conjugados e assim por diante. Conseqüentemente, é um tanto mais complicada que a da Interlingua.

Ligações externas Editar

Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar a Conlang wikia expandindo-o.

Também no FANDOM

Wiki aleatória