Fandom

Conlang

SAMPA

464 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

SAMPA é a sigla de Speech Assessment Methods Phonetic Alphabet (Alfabeto fonético dos métodos de avaliação da fala) é um sistema de escrita fonético, legível por computadores que usa o conjunto de caracteres ASCII de 7 bits. Tem como base o Alfabeto fonético internacional (AFI).

Foi desenvolvido originalmente no final da década de 1980 pelo ESPIRIT da antiga Comunidade Econômica Européia. O máximo possível de caracteres IPA foi adotado. Quando isso não foi possível, outros sinais disponíveis form usados.

Por exemplo, [@] corresponde ao e português europeu doce, [2] ao som vocálico da palavra francês deux, e [9] para a vogal do neuf francês.

O SAMPA foi oficialmente desenvolvido para todos os sons dos idiomas seguintes:

Os símbolos ["s6~p6] representam a pronúncia do nome SAMPA em português. Assim como o IPA, o SAMPA é geralmente escrito entre colchetes ou barras, que não fazem parte do alfabeto e somente indicam que este é fonético ao invés de um texto comum.

Desvantagens do SAMPAEditar

A tabela SAMPA só é válida para o idioma ao qual ela foi adaptada. Há conflitos entre tabelas de idiomas diferentes. O que significa que o SAMPA não é capaz de representar em ASCII todo o AFI. Para contornar o problema, foi criado o X-SAMPA (SAMPA estendido) que provê uma única tabela independentemente de idioma.

O SAMPA foi criado como alternativa para solucionar a impossibilidade das codificações de texto de representar os símbolos do AFI. Porém, com a difusão do Unicode, que suporta símbolos do AFI, diminui a necessidade de outro sistema legível por computadores que represente o Alfabeto fonético internacional.

Veja tambémEditar

Ligações externasEditar

Também no Fandom

Wiki aleatória