FANDOM

Slovio é uma das línguas artificiais criadas pelo lingüista Mark Hucko como língua auxiliar para a comunicação entre falantes de Línguas eslavas. Os princípios da gramática do Slovio são similares ao dos Esperanto (substantivo com única terminação, terminações adjetivas e verbais, sem flexão), mas o vocabulário é derivado das palavras mais comuns das línguas eslavas. Segundo Hucko, Slovio é entendido por mais de 400 milhões de pessoas sem nenhum estudo prévio da lingua.

O nome, Slovio, vem do idioma proto-eslavo slovo no qual significa "palavra" (e que foi retida nesta forma nos idiomas conteporâneos: Servo-Croata e Tcheco). Em Agosto de 2005, o dicionário contava com cerca de 30 mil entradas.

Fonética e escrita Editar

O Slovio pode ser escrito com um alfabeto latino, tanto quanto com um alfabeto cirílico. Assim como no Ido e Interlingua, as letras do Slovio não usam sinais diacríticos.

A pronúncia das letras é semelhante à do Ido e do Esperanto, exceto por cx, gx, sx e zx (/ʒ/, equivalente ao Esperanto ĵ). Usar uma letra em combinação com a letra x forma um novo fonema. Por exemplo, s representa /s/, e sx /ʃ/ - o som do x português. Este sistema facilita a transmissão por computador e outras redes de comunicação sem precisar de fontes especiais.

alfabeto latino alfabeto cirílico alfabeto fonético internacional
AaАа/a/
BbБб/b/
CcЦц/ʦ/
CxcxЧч/tʃ/
DdДд/d/
EeЕе/e/
FfФф/f/
GgГг/ɡ/
GxgxДЖдж/dʒ/
HhХх/h/ ou /x/
IiИи/i/
JjЙй/j/
KkКк/k/
LlЛл/l/
MmМм/m/
NnНн/n/
OoОо/o/
PpПп/p/
RrРр/r/
SsСс/s/
SxsxШш/ʃ/
TtТт/t/
UuУу/u/
VvВв/v/
ZzЗз/z/
ZxzxЖж/ʒ/

Letras opcionais:

Hqhq sempre /h/
Hxhx sempre /x/
XxКскс/ks/
WxwxЩщ/ʃtʃ/
Qq palataliza a consoante anterior

Exemplo de texto em Slovio Editar

Slovio es novju mezxunarodju jazika ktor razumijut cxtirsto milion ludis na celoju zemla. Ucxijte Slovio tper!
Словио ес новйу межународйу йазика ктор разумийут чтирсто милион лудис на целойу земла. Учийте Словио тпер!
Slovio é um novo idioma internacional que é entendido por 400 milhões de pessoas no mundo. Aprenda Slovio agora!

Páginas externasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória