FANDOM

O Sorolan (/'sorolan/ ou /soro'lan/) é uma conlang criada por Piter Kehoma Boll para sua série de ficção científica "Pioneiros das Estrelas". Trata-se de um idioma criado para os Angelicanos, espécie alienígena que vive num sistema planetário em torno da estrela HD 102365, chamada de Angelica. A fonologia consiste de um grupo relativamente extenso de sons, representados com o Alfabeto Sulino.

O Sorolan é considerado, para os Angelicanos, sua língua principal de comunicação, possuindo um caráter popular como o Inglês e um tradicional como o Latim.

Apesar de ser considerado conservador, o Sorolan recebeu muitos empréstimos léxicos de outros idiomas, provavelmente por conseqüência de sua difusão como língua geral.

Origem e Distribuição Geográfica Editar

O Sorolan teve origem a partir da evolução do idioma Γataprulis (ou Proto-sulino em português) no continente de Lyskani, localizado no hemisfério Sul de Orilpasos, planeta natal dos Angelicanos. No continente Çoŋa, a oeste de Lyskani, onde o Γataprulis também era falado, este evoluiu para o idioma conhecido como Γavora. Com as migrações de povos de Lyskani para Çoŋa, o Sorolan espalhou-se pelo leste do novo continente, limitando o Γavora ao oeste mais árido.

Com a ascenção dos povos destes dois continentes, houve a exploração das terras ao norte do planeta, difundindo o Sorolan pelas novas colônias e tornando-o a língua predominante do planeta e recebendo o status de língua geral por um acordo realizado no ano 1006 (o ano atual dos Angelicanos, correspondente ao ano 2008 na Terra, é 3773). O contato com idiomas nativos no norte influenciou consideravelmente o léxico do idioma.

Durante a era espacial, o Sorolan conseguiu espalhar-se para além do planeta Orilpasos, tornando-se também a língua oficial dos dois planetas-colônias dos Angelicanos: Korepasos e Iropasos.

Atualmente é a língua oficial de Lyskani (exceto a península de Λisesç), Balkois-Çoŋa, Faple, Maeragih, Korepasos e Iropasos.

Fonologia Editar

Consoantes Editar

Bilabiais Dentais Alveolares Pós-alveolares Palatais Velares
Plosivas p    b t    d ɟ k    g
Nasais m n ŋ
Fricativas ɸ    β θ    ð s    z ʃ    ʒ ç x    ɣ
Aproximantes w j w
Vibrantes r
Laterais aproximantes l
  • Fricativas dentais /θ, ð/ correspondem à pronúncia das fricativas alveolares /s, z/ quando intervocálicas. No entanto, alguns dialetos pronunciam /s, z/ mesmo entre vogais.
  • A fricativa velar sonora /ɣ/ costuma ser pronunciada como /ɟ/ quando seguido de /i/.
  • A fricativa velar surda /x/ pode ser pronunciada como /h/, não havendo distinção entre os dois sons em Sorolan.
  • Em alguns dialetos, especialmente em Korepasos, a fricativa bilabial sonora /β/ é pronunciada como uma plosiva bilabial sonora /b/.
  • A consoante /l/ aparece numa versão alongada /lː/.

Vogais Editar

O Sorolan possui as seguintes vogais:

/i, y, ɯ, u, e, ø, o, ɛ, ɔ, a/

  • Alguns dialetos de Lyskani pronunciam a vogal /a/, quando tônica, como /æ/.
  • A vogal /ɯ/ muito comumente é pronunciada como um Schwa /ə/.

Tonicidade Editar

A maior parte das palavras simples do idioma possui uma ou duas sílabas. Quando possuem duas sílabas, são quase sempre paroxítonas; entretanto, dissílabos terminados em vogais longas ou em "l" são oxítonas. Exemplos:

  • Nipa /'nipa/, criança
  • Maeλa /'mɛlːa/, semente
  • Banser /'bantser/, núcleo
  • Parwh /pa'rɔː/, galinha
  • Garwl /ga'rɔl/, passado

Palavras simples com três sílabas são proparoxítonas quando terminadas em consoantes e paroxítonas quando terminadas em vogais. Exemplos:

  • Altofi /al'toɸi/, orelha
  • Axeni /a'xeni/, pessoa
  • Tulama /tu'lama/, véu-de-sol
  • Dwlosen /'dɔloθen/, início
  • Norolin /'norolin/, espírito

Os sufixos verbais -(j)am, -(j)ahm, -(j)uem, -(j)um e o sufixo adjetivo -pis sempre são a sílaba tônica nestas classes de palavras. Exemplos:

  • Varomam /βarom'am/, amar
  • Fakejam /ɸake'jam/, conversar
  • Frumajuem /ɸruma'jøm/, temer
  • Lohrum /loːr'um/, sentir dor
  • Pastahm /past'aːm/, gostar (de)
  • Daluwpis /dalɯ'pis/, perigoso
  • Falmapis /ɸalma'pis/, largo

Palavras compostas permanecem com o acento tônico na mesma sílaba das palavras originais, podendo ser pronunciadas como duas palavras isoladas ou com o acento restrito à síalaba tônica de uma das duas palavras. Exemplos:

  • Amabari /'ama 'bari/ ou /ama'bari/, festa; de Amam (/'amam/), grupo + Bari (/'bari/), felicidade.
  • Amabarilon /ama'bari lon/, /ama'barilon/ ou /amabari'lon/, taça; de Amabari + Lon, copo.
  • Xamueron /'xamu 'eron/ ou /xamu'eron/, Universo; de Xamu (/'xamu/), o infinito + Eron (/'eron/), espaço.

Observação: Não é possível a existência de acento além da antepenúltima sílaba, o que impede que pronúncias como /'amabari/ (teoricamente possíveis) existam.

Sistema de Escrita Editar

O Sorolan é transcrito com o Alfabeto Sulino, fazendo uso de 22 sinais gráficos para as consoantes, 7 para as vogais e um sinal diacrítico que representa o alongamento da vogal. Na transcrição para alfabetos terrenos, as letras se tornam:

Consoantes: P, B, M, F, V, T, D, N, S, Z, R, Ç, J, K, G, Ŋ, X, Γ, L, Λ, Q, C

Vogais: I, Y, U, W, O, E, A

Observação: No caso de dificuldades de inserir os caracteres especiais Ç, Ŋ, Γ e Λ, estes podem ser substituídos pelos dígrafos CH, NH, GH e LH, respectivamente.

Descrição Editar

As consoantes P, B, M, T, D, N, K, G, L correspondem aos sons destas letras no português.

F e V representam /ɸ, β/, bilabiais fricativas.

S e Z são pronunciados /s, z/ no começo e final das palavras, bem como antes ou após outra consoante; entre duas vogais, são pronunciados /θ, ð/.

R representa uma vibrante alveolar múltipla /r/, como o dígrafo RR no espanhol.

Ç representa uma fricativa palatal surda /ç/. J, inicialmente uma fricativa palatal sonora /ʝ/, tornou-se uma aproximante palatal /j/ com a evolução do idioma.

Ŋ corresponde a uma nasal velar /ŋ/.

X e Γ representam as fricativas velares /x, ɣ/, mas em alguns casos costumam soar como /h, ɟ/.

Λ corresponde a uma forma alongada de L /lː/.

Q e C representam os sons /kw, gw/.

As combinações SÇ e ZJ são pronunciadas /ʃ, ʒ/.

As combinações NS e NZ soam como /nts, ndz/.

As vogais I e U correspondem a elas no português, podendo atuar também como semivogais ou aproximantes /j, w/.

Y representa o fonema /y/, a forma arredondada de /i/.

W e O representam /ɔ, o/, o aberto e o fechado.

E soa sempre como /e/, um e fechado.

A é pronunciado sempre como /a/, exceto em alguns dialetos onde soa como /æ/ quando tônico.

As combinações AE, UE e UW são pronunciadas /ε, ø, ɯ/, sendo UW muitas vezes pronunciado /ə/. A combinação UE, de fato, pode representar tanto /ø/ quanto /we/ ou /ue/, dependendo a situação, não havendo uma regra específica.

A letra H é utilizada para representar o alongamento de uma vogal, sendo escrita após esta.

GramáticaEditar

A ordem básica das palavras em Sorolan é Verbo Sujeito Objeto.

Exemplo:

Uwhejamwla to sumaji.

/ɯːe'jamɔla to su'maji/

Eu vi a casa.

Onde: Uwhejamwla = verbo (vi), to = sujeito (eu), sumaji = objeto (a casa).

NumeraisEditar

O Sorolan possui uma forma complexa de nomear os números

0 - La

1 - Dwl (-wl)

2 - Mou (-ou)

3 - Ceti (-ce)

4 - Soŋ (-oŋ)

5 - Zji (-zji)

6 - Neti (-ne)

7 - For (-or)

8 - Gi (-gi)

9 - Xeti (-eti)

10 - Sal

Entre parênteses, os sufixos usados para construir números mais elevados.

Exemplos:

11 - Salwl

17 - Salor

18 - Salgi

Também no FANDOM

Wiki aleatória