FANDOM

O Tokcir é um esforço colaborativo originalmente liderado por Julian Morrison na Conlang mailing list como New Generation Language ([NGL]) - Linguagem de Nova Geração.

O Tokcir pretende ser uma língua do futuro, totalmente moderna e modernista no vocabulário e na concepção. Não é uma língua auxiliar internacional e por isso não precisa ser simples, nem projetada com a idéia de facilitar sua aquisição como segunda língua. Entretanto, deve obedecer aos universais da linguagem e ser falável, tendo em mente que pretende ser a lígua materna de uma comunidade hipotética.

Fonética e escrita Editar

Os fonemas básicos são:

I E A O U B D J G L M V Z Y S ' H W P T C K R N F X
i e a o u b d g l m v ʒ j s ʔ h w p t k r n f ʃ

A ortografia é fonêmica e todas as letras devem ser pronunciadas.

O Tokcir usa um alfabeto latino de 26 letras:

' A B C D E F G H I J K L M N O P R S T U V W X Y Z
a'e a bi ce di e ef gi ha i ju ke el im en o pe ir es te u iv wi ax ye iz

Destas, a, e, i, o and u são vogais e as demais, consoantes.

Além das letras, o Tokcir usa vários símbolos que substituem algumas das palavras mais comuns, como & para et (e), | para 'ior (ou) e q para ku (o/a). (Note que q é um símbolo e não uma letra.)

A pontuação é semelhante à do inglês e da maioria das línguas européias, exceto pelo uso de sinais de abertura de exclamação e interrogação como em espanhol: (¿ ?), (¡ !). As aspas podem ser no estilo “inglês” ou «francês», mas o estilo „alemão” deve ser evitado.

Ligações externas Editar

Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar a Conlang wikia expandindo-o.

Também no FANDOM

Wiki aleatória