FANDOM

Toponímia é a divisão da onomástica que estuda os topônimos, ou seja, nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução; é considerada uma parte da lingüística, com fortes ligações com a história, arqueologia e a geografia.

A palavra é derivada dos termos gregos τόπος (tópos), lugar, e ὄνομα (ónoma), nome, literalmente, o nome de um lugar.

Além dos nomes de localidades (cidades, vilas, municípios, províncias, países etc.), a toponímia estuda os hidrônimos, nomes de rios e outros cursos d'agua; os limnônimos, nomes de lagos; os orônimos , nomes dos montes e outros relevos; os corônimos , nomes de subdivisiões administrativas e de estradas, entre muitos outros.

ClassificaçãoEditar

Existem várias formas de classificar os topônimos:

  • pelo idioma de origem: latim (Porto); tupi-guarani (Guarujá); árabe (Alcobaça).
  • pela estrutura de formação: Rio Guadiana: rio + wadi ("rio" em árabe) + Ana (nome original do rio) = "rio rio Ana".
  • por batismo oficial: São Paulo em 25 de janeiro de 1554 pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.
  • pela composição lexical: simples, complexos e compostos.
Formas dos topônimos

É possível classificar os nomes de lugar quanto à sua composição lexical de três formas:

  1. Topônimos simples - não necessitam complementos para sua compreensão: Lisboa, Paris, Curitiba ou Tóquio.
  2. Topônimos complexos - são compostos de dois ou mais elementos: Pará de Minas, Freixo de Cima, Albergaria-a-Velha, Porto Alegre, Serra Nevada
  3. Topônimos compostos - são formados a partir de dois elementos originalmente independentes fundidos (ou justapostos) numa só unidade de conteúdo: Portalegre, Villahermosa.

Ver tambémEditar

BibliografiaEditar

  • DAUZAT, Albert - Dictionnaire étymologique des noms de famille et prénoms de France. Paris: Larousse, 1951
  • FAURE, Roberto - Diccionario de nombres geográficos y étnicos del mundo. Madrid: Espasa, 2004
  • SAMPAIO DE ANDRADE, António - Dicionário Corográfico de Portugal Contemporâneo. Porto: Livraria Figueirinhas, 1944

Ligações externasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória