FANDOM

Em lingüística, universais são os traços comuns a todas as línguas existentes. São as semelhanças e identidades entre todas as línguas, subjacentes às particularidades de cada sistema.

Universal Substantivo Editar

Um tipo é o chamado universal substantivo, que compreende o conjunto de categorias necessárias para analisar uma linguagem, tal como "substantivo", "interrogação", "primeira pessoa", "antônimo" e "vogal".

Todas as línguas têm substantivos e vogais? A resposta parece ser sim. Mas certas categorias freqüentemente pensadas como universais não o são. Nem todas as línguas têm desinências de caso, preposições ou tempos futuros, por exemplo, e há muitas limitações surpreendentes no âmbito das vogais e consoantes que geralmente ocorrem. Também é preciso ter em mente considerações analíticas. Todas as línguas têm palavras? A resposta depende de como se define o conceito de palavra.

Universal Formal Editar

Também há universais formais, que são um conjunto de condições abstratas que governam a maneira como se pode analisar uma língua - os fatores que têm de ser considerados numa gramática para que ela dê conta da maneira como as sentenças funcionam em uma língua. Por exemplo, como todas as línguas fazem tanto afirmações quanto perguntas a elas relacionadas (tais como "O carro está pronto" ante "O carro está pronto?"), deve haver algum meio de mostrar a relação entre esses pares.

A maioria das gramáticas deriva as estruturas das questões da estrutura das sentenças afirmativas por meio de algum tipo de transformação - no exemplo acima, pela mudança na entonação da sentença. Caso se afirme que essas transformações são necessárias para se proceder à análise dessas estruturas, como faz a teoria de Chomsky, então elas devem ser propostas como universais formais. Outros casos incluem os tipos de regras usadas numa gramática, ou os diferentes níveis reconhecidos por uma teoria.

Universais Implicacionais Editar

Os universais implicacionais são certas implicações universais, que abrangem as relações entre duas características. Ou seja, se uma língua tem uma característica A, tem também uma característica particular B, mas não o contrário. Por exemplo, se uma língua tem dual, também tem plural, mas se tem plural, não necessariamente tem dual

Eis três dos universais de uma lista de 45 proposta pelo lingüista estadunidense Joseph Greenberg:

Universal 17: Com uma freqüência esmagadoramente maior do que seria explicado pelo acaso, línguas com odem dominante VSO (Verbo Sujeito Objeto) têm o adjetivo depois do substantivo.

Universal 31: se o substantivo que é sujeito ou objeto concorda com o verbo em gênero, então o adjetivo sempre concorda com o substantivo em gênero.

Universal 43: se uma língua tem categorias de gênero no substantivo, também tem categorias de gênero no pronome.

Como algumas das fórmulas sugerem, muitas afirmações implicacionais têm uma base estatística e por essa razão são às vezes referidos como universais "estatísticos".

Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar a Conlang wikia expandindo-o.

Também no FANDOM

Wiki aleatória