FANDOM

Vogal é todo fonema emitido onde o ar passa livremente pela boca (e pelo nariz) sem obstrução. Também é como se denominam as letras que representam os sons vocálicos (a, e, i, o, u). Na língua portuguesa não há sílaba sem vogal.

Vogal Nasal Editar

São variações das vogais onde o ar é liberado também pelo nariz. As vogais nasais são encontradas em poucas línguas, as quais incluem, além do português, o francês, o polonês, o yorùbá, o navajo e o cassúbio, além do dialeto sueco älvdalsmål.

Semivogais Editar

Há duas semivogais em português, representadas pelos símbolos /j/ e /w/ e produzidas de forma semelhante às vogais altas /i/ e /u/. A diferença fundamental entre as vogais e as semivogais está no fato de que estas últimas não desempenham o papel de núcleo silábico. Em outras palavras, as semivogais necessariamente acompanham alguma vogal, com a qual formam sílaba.

As letras utilizadas para representar as semivogais em português são utilizadas também para representar vogais, o que cria muitas dúvidas. A única forma de diferenciá-las efetivamente é falar e ouvir as palavras em que surgem: país - pais, baú - mau. Em país e baú, as letras i e u representam respectivamente as vogais /i/ e /u/. Já em pais e mau, essas letras representam as semivogais /j/ e /w/. Isso pode ser facilmente percebido ao se observar como a articulação desses sons é diferente em cada caso; além disso, observe que país e baú têm ambas duas sílabas, enquanto pais e mau têm ambas uma única sílaba. Em algumas palavras, encontramos as letras e e o representando as semivogais: mãe (/mãj/), pão(/pãw/).

Encontros Vocálicos Editar

Os encontros vocálicos são agrupamentos de vogais e semivogais, sem consoantes intermediárias. É importante reconhecê-los para fazer a correta divisão silábica dos vocábulos.

Ditongo Editar

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal ou de uma semivogal com uma vogal; em ambos os casos, vogal e semivogal pertencem obviamente a uma mesma sílaba. O encontro vogal + semivogal é chamado de ditongo decrescente (como em moi -ta, cai, mói). O encontro semivogal + vogal forma o ditongo crescente (como em qual, pá-tria, sé-rio). Os ditongos podem ser classificados ainda em orais (todos apresentados até agora) e nasais (como mãe ou pão).

Tritongo Editar

Tritongo é a seqüência de uma semivogal uma vogal e uma semivogal, sempre nessa ordem. O tritongo pertence a uma única sílaba: Pa-ra-guai, quão. Os tritongos podem ser orais (Paraguai) ou nasais (quão).

Hiato Editar

Hiato é o encontro de duas vogais tônicas num vocábulo, como em saída (sa-í-da). Os hiatos são sempre separados quando da divisão silábica: mô-o, ru-im, pa-ís.

Observações Editar

  1. A terminação em (/ẽj/) em palavras como ninguém, alguém, também, porém e a terminação am (/ãw/) em palavras como cantaram, amaram, falaram representam ditongos nasais decrescentes.
  2. É tradicional considerar hiato o encontro entre uma semivogal e uma vogal ou entre uma vogal e uma semivogal que pertencem a sílabas diferentes. Isso ocorre quando há contato entre uma vogal e um ditongo, como em i-déi-a e io-iô.
  3. Há alguns encontros vocálicos átonos e finais que são chamados de instáveis porque podem ser pronunciados como ditongos ou como hiatos: ia (pátria), ie (espécie), io (pátio), ua (árdua), ue (tênue), uo (vácuo). A tendência predominante é pronunciá-los como ditongos.

Ver também Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória